23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Soluções para uma mobilidade mais integrada e humana

Soluções para uma mobilidade mais integrada e humana
Sistema Aquaviário inaugurado da Grande Vitória. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL

Por Fábio Damasceno

O Aquaviário, a ampliação da Terceira Ponte com a implantação da linha verde, as obras do Portal do Príncipe e na Rodovia das Paneleiras com o Complexo Viário de Carapina, um conjunto de novas ciclovias e, claro, todas as melhorias do Transcol, com mais de 700 ônibus com ar-condicionado e o Cartão GV. Todas essas entregas realizadas pelo Governo do Estado são soluções que ajudam a tornar a mobilidade na Região Metropolitana mais integrada e humana.

- Continua após a publicidade -

A mobilidade urbana é um desafio frequente enfrentado em todo o mundo. Os gestores públicos têm buscado iniciativas que proporcionem melhorias no deslocamento diário da população. Oferecer uma alternativa segura, acessível e sustentável para os deslocamentos se faz cada vez mais necessário. As ciclovias incentivam as pessoas a deixarem seus carros em casa, diminuindo a pressão sobre as vias e trazendo também benefícios ambientais e de saúde. Além da recém-inaugurada, e emblemática, Ciclovia da Vida na Terceira Ponte, instalamos ciclovias no Portal do Príncipe, na Avenida Leitão da Silva, na Rodovia das Paneleiras e no novo viaduto de Carapina. São cerca de 15 quilômetros de vias exclusivas para a circulação de ciclistas.

A retomada do sistema Aquaviário também tem se mostrado uma alternativa viável para essa temática. Em um mês de funcionamento, foram quase 600 viagens e mais de 46 mil passageiros transportados. Integrada ao sistema Transcol pelo Cartão GV, essa experiência multimodal também proporciona uma viagem mais agradável pela baía de Vitória, entre os tantos cartões postais e belíssimas paisagens da região.

Se pensamos em otimizar o trânsito, precisamos dar mais celeridade ao transporte coletivo, que atende a mais de 60% da nossa população. Por isso, a nova faixa na Terceira Ponte é um corredor exclusivo para ônibus, permitindo que o transporte público evite congestionamento, otimizando as viagens com reduções registradas de até 30 minutos.

É inevitável pontuar também os investimentos feitos na renovação da frota, disponibilizando ônibus mais confortáveis para os passageiros, e no sistema de cobrança e de informações aos usuários, que têm na palma da mão os dados em tempo real sobre o tempo de espera e ocupação do seu ônibus.

Estamos orgulhosos de proporcionar aos capixabas as opções que fazem parte de um projeto de mobilidade mais integrada e humana com obras e ações entregues que somam mais de R$ 1 bilhão de reais. É o maior projeto de mobilidade da história do nosso estado e que já beneficia de forma direta nossa população.

Quem passa pela Região Metropolitana da Grande Vitória vê que a realidade já não é a mesma: melhoramos a mobilidade urbana e otimizamos deslocamentos, com redução de acidentes, de congestionamentos e tempos de viagem. Quem precisa do Transcol tem novas opções mais confortáveis e com elas também promovemos a sustentabilidade ambiental. Quem opta pelo pedal encontra um caminho seguro para um estilo de vida mais saudável.

Porque quem vive no Espírito Santo conta com um Governo que apoia o desenvolvimento e aposta na mobilidade humana, priorizando a qualidade de vida de cada cidadão.

Fábio Damasceno é secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba