Sistema de reaproveitamento economiza milhões de litros de água

Foto: Reprodução

Sistema é utilizado em garagens no Espírito Santo, na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Há 30 anos, a Viação Águia Branca reaproveita a água utilizada na lavagem dos ônibus de sua frota, reforçando seu compromisso com o meio ambiente. A política interna é feita todos os dias e a água utilizada é encaminhada a um sistema de tratamento.

Segundo o gerente de Suprimentos e Meio Ambiente, Virgílio Pasolini, “a água usada passa por sistema de separação de água e óleo, e, em seguida, segue para filtros para o tratamento, retornando para o uso em novas lavagens”.

Com essa iniciativa sustentável, a Águia Branca reduz em 50% o consumo de água e ainda reaproveita 31 milhões de litros de água por ano, o que daria para encher 12 piscinas olímpicas.

São cerca de 2,6 milhões de litros de água utilizados por mês na lavagem dos ônibus, que acontecem nas garagens de Cariacica, Colatina, São Mateus e Nova Venécia (ES), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Para aprimorar as técnicas de reaproveitamento, há dois anos, foi instalado, em Cariacica, também um sistema de tratamento dos efluentes da lavanderia, carroceria, do lavador de chassis e de peças dos veículos. Com esse sistema a água também é reaproveitada na lavagem dos veículos. “Estimamos economizar cerca de 300 mil litros de água por mês neste novo sistema. Em algumas garagens fazemos o reaproveitamento da água de chuva”, reforça o gestor.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!