Órgão lança campanha para pacientes atualizarem o cadastro no sistema do SUS para ajudar no acionamento quando as cirurgias forem autorizadas
Por Otávio Gomes*
A Secretaria de Saúde do governo do Espírito Santo (Sesa) espera ultrapassar a meta de 125 mil cirurgias eletivas realizadas na rede pública do Estado até o fim de 2024. O número total de procedimentos já realizados este ano é de 96.081 cirurgias, cerca de 76,8%da meta para o ano, garante a gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, Carolina Marcondes.
A meta perseguida pela Sesa é estipulada anualmente pelo Plano Estadual de Redução de Filas (OperaES). Os procedimentos mais realizados pela rede são as cirurgias gerais, ginecológicas, vasculares e otorrinolaringológicas.
Desde o retorno dos agendamentos no ES – após a pausa por conta da pandemia de covid-19 em 2021 -, a rede pública de saúde do Estado supera a meta anual em pelo menos 20%. “Desde 2021, a gente estabelece metas conforme a demanda do nosso Estado e todo ano a gente supera essa meta. Em 2023, a gente ultrapassou 22% em relação ao 2022, e esse ano a gente tem uma meta de 125 mil cirurgias. Ou seja, até o final de dezembro ainda devem ser realizadas 28.715 cirurgias”, confirmou Carolina.
Campanha visa ajudar
Atualmente, a Sesa está fazendo um alerta aos pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos ou consultas e exames para que atualizem seus dados de contato no ConectSUS, aplicativo que reúne dados de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ou presencialmente numa Unidade Básica de Saúde.
“Hoje, a gente tem 3.760 pacientes com esse cadastro desatualizado, como endereço e até o próprio telefone, que é o meio que a gente mais utiliza para entrar em contato com o usuário”, explica Marcondes.
“Quando é agendada a cirurgia, o hospital que vai realizar esse procedimento precisa entrar em contato com o paciente para comunicar os detalhes e orientar o preparo anterior ao procedimento. Por isso, é imprescindível que esse cadastro esteja sempre atualizado”, completa a gerente.
Os dados mais recentes monstram que 18.430 pacientes aguardam procedimentos eletivos no SUS. A esses, a Sesa orienta que procurem uma Unidades de Saúde para checar se as informações para o contato continuam atualizadas.
“O ideal é sempre manter o cadastro atualizado para evitar a demora no agendamento do procedimento cirúrgico. A gente alerta que o usuário procure a sua Unidade de Saúde e verifique se aquele número de telefone, se aquele endereço continua o mesmo”, conclui Carolina.
*Sob a supervisão de Erik Oakes