21.6 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Sesa espera superar 125 mil cirurgias eletivas até o fim do ano

Órgão lança campanha para pacientes atualizarem o cadastro no sistema do SUS para ajudar no acionamento  quando as cirurgias forem autorizadas

Por Otávio Gomes*

A Secretaria de Saúde do governo do Espírito Santo (Sesa) espera ultrapassar a meta de 125 mil cirurgias eletivas realizadas na rede pública do Estado até o fim de 2024. O número total de procedimentos já realizados este ano é de 96.081 cirurgias, cerca de 76,8%da meta para o ano, garante a gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, Carolina Marcondes.

- Continua após a publicidade -

A meta perseguida pela Sesa é estipulada anualmente pelo Plano Estadual de Redução de Filas (OperaES). Os procedimentos mais realizados pela rede são as cirurgias gerais, ginecológicas, vasculares e otorrinolaringológicas.

Desde o retorno dos agendamentos no ES – após a pausa por conta da pandemia de covid-19 em 2021 -, a rede pública de saúde do Estado supera a meta anual em pelo menos 20%. “Desde 2021, a gente estabelece metas conforme a demanda do nosso Estado e todo ano a gente supera essa meta. Em 2023, a gente ultrapassou 22% em relação ao 2022, e esse ano a gente tem uma meta de 125 mil cirurgias. Ou seja, até o final de dezembro ainda devem ser realizadas 28.715 cirurgias”, confirmou Carolina.

Campanha visa ajudar

Atualmente, a Sesa está fazendo um alerta aos pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos ou consultas e exames para que atualizem seus dados de contato no ConectSUS, aplicativo que reúne dados de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ou presencialmente numa Unidade Básica de Saúde.

“Hoje, a gente tem 3.760 pacientes com esse cadastro desatualizado, como endereço e até o próprio telefone, que é o meio que a gente mais utiliza para entrar em contato com o usuário”, explica Marcondes.

“Quando é agendada a cirurgia, o hospital que vai realizar esse procedimento precisa entrar em contato com o paciente para comunicar os detalhes e orientar o preparo anterior ao procedimento. Por isso, é imprescindível que esse cadastro esteja sempre atualizado”, completa a gerente.

Os dados mais recentes monstram que 18.430 pacientes aguardam procedimentos eletivos no SUS. A esses, a Sesa orienta que procurem uma Unidades de Saúde para checar se as informações para o contato continuam atualizadas.

“O ideal é sempre manter o cadastro atualizado para evitar a demora no agendamento do procedimento cirúrgico. A gente alerta que o usuário procure a sua Unidade de Saúde e verifique se aquele número de telefone, se aquele endereço continua o mesmo”, conclui Carolina.

*Sob a supervisão de Erik Oakes

LEIA MAIS
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) contribui para esse prolongado período de chuvas frequentes Inmet alerta para chuvas intensas em 24 cidades do ES - Alerta amarelo é vigente para cidades do Sul do Espírito Santo, com chuvas fortes e ventos que podem chegar a 60 km/h
Sinalização turística transforma ES em destino mais acessível e seguro Sinalização turística transforma ES em destino mais acessível e seguro - Programa Caminhos do Turismo lançará uma Ata de Registro de Preço para agilizar a contratação de serviços de sinalização em locais turísticos
Incêndio em Colatina queima cerca de 36 hectares de vegetação Incêndio em Colatina queima cerca de 36 hectares de vegetação - De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio durou quatro horas e foram utilizados sete caminhões pipa para apagar o fogo
Polícia Civil apreende mais de 400 garrafas de azeite em operação em supermercados do ES. Foto: Divulgação/Polícia Civil Azeites com comercialização proibida são apreendidos no ES - Operação apreendeu em supermercados do ES 428 garrafas de azeite de três marcas, que estavam com venda proibida por conta de fraudes e infrações sanitárias

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA