24.4 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Servidores do Iema são capacitados sobre resgate de fauna

A ação foi realizada na última semana com cerca de 30 servidores e há previsão de mais capacitações do tipo

Por Munik Vieira

Para capacitar e orientar os servidores que atuam diretamente com a questão de fauna silvestre nos processos de licenciamento ambiental, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou um treinamento teórico e prático sobre os procedimentos e resultados do resgate de fauna.

“As ações foram de extrema importância para apresentar os resultados de pesquisas com dados de resgates de fauna silvestre em empreendimentos na fase de supressão de vegetação aos servidores envolvidos nas diversas etapas do processo de licenciamento ambiental”, destacou Flavia Karina Godoi Rangel, coordenadora do GFauna, grupo interno do Iema composto de biólogos de todos setores, para discutir as questões de fauna no licenciamento ambiental.

O resgate de fauna consiste na condução ativa de animais que possam sofrer impactos diretos com a instalação e/ou operação de empreendimentos, estando geralmente atrelados a supressão de mata nativa. Os animais resgatados podem ser realocados em outros ambientes, afugentados para áreas preservadas no entorno ou destinados a instituições.

Na última quinta-feira (07), os servidores participaram de uma palestra sobre resgate de fauna ministrada pelo biólogo Thiago Marcial, que é consultor em manejo de fauna silvestre em licenciamento ambiental. “Os dados mostraram a importância da realização do resgate de fauna nos diversos tipos de vegetação e que a maior parte dos animais resgatados é feita na remoção de solo orgânico, incluindo áreas de pastagens e vegetação em estágio inicial”, explicou o coordenador de Fauna do Iema, Vinicius Andrade.

Na sexta-feira (08), a capacitação contou com um segundo dia em campo para que os técnicos pudessem ver na prática como são os procedimentos de um Resgate de Fauna Silvestre, para que possam no futuro aplicar estes conhecimentos em ações de fiscalização e de análise de projetos de requerimento de Autorização de Manejo de Fauna Silvestre em processos de licenciamento. O treinamento foi feito em Guarapari, no empreendimento Alphaville Três Praias.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade