Com 32 quilômetros de litoral, Vila Velha é bastante conhecida por suas belezas naturais e pelo clima de descontração que pode ser encontrado em cada uma de suas praias.
A Praia da Costa, por exemplo, uma das mais badaladas entre os jovens, conta com infraestrutura completa. Destaca-se por suas águas limpas e ondas mansas,
que atraem diversos banhistas e visitantes ao longo do ano, principalmente no verão. Outros points do município canelaverde também podem ser encontrados nas praias de Itaparica e Itapoã, que possuem diversos bares, restaurantes e quiosques, alguns, inclusive, com muita música ao vivo. Aqueles que estão em busca de esportes radicais podem dar uma passada no litoral da Ponta da Fruta e da Barra do Jucu, conhecido por atuar praticantes do bodyboard, do surf e pelas aulas de stand up paddle, atividade que caiu no gosto dos capixabas.
Com uma vista privilegiada da baía de Vitória, o Morro do Moreno é um dos lugares mais incríveis de Vila Velha. Rodeado por dois belos cartões-postais do Estado, o Convento da Penha e a Terceira Ponte, o ponto turístico é um dos mais importantes centros de escaladas do Estado. Também é possível fazer lá trilhas a pé e de bicicleta, e voo de parapente e asa-delta. E para se refrescar depois de praticar um dos esportes, a dica é dar um mergulho na piscina de águas naturais da Ponta do Farol, no próprio Morro do Moreno, que virou atração entre capixabas e turistas desde o final do ano passado.
Deixando um pouco de lado as aventuras radicais, que tal fazer um programa mais “relax” e conhecer as instalações do Museu Vale? Inaugurado em 1998, o espaço promove o contato com a diversidade de linguagens, técnicas e estéticas contemporâneas, incentivando muitos jovens a entrar no mercado de produção artístico-cultural, por meio de exposições, seminários e oficinas. O visitante irá se encantar ainda com uma maria-fumaça da década de 1940 e com a maior maquete ferroviária do país.
De acordo com Jader Mutzig, secretário de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, o capixaba que deseja curtir as opções de lazer da cidade também não pode deixar de conhecer o Sítio Histórico da Prainha. “No local temos a Casa da Memória, que possui registros fotográficos da região no século passado, bem com as intervenções que foram acontecendo ao longo do tempo. Outro lugar interessante para ir na Prainha é o Museu Homero Massena, considerado um dos maiores patrimônios históricos de Vila Velha”, recomenda.