Além de ser um dos mais significativos polos de negócios do Estado e de apresentar o quarto maior índice de desenvolvimento econômico do país, a Serra abriga um rico patrimônio histórico e cultural.
Os antigos mestres das manifestações populares garantem que o congo, principal elemento do folclore capixaba, teria se originado no distrito rural de Putiri. Há monumentos jesuíticos, ruínas históricas, diversas áreas de proteção ambiental e belas paisagens formando um mosaico encantador, que inclui praias, lagoas, serras e vales. E nesse cenário, as opções são muitas, destaca o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município, Ronaldo Endlich Schmidt. “Além de 23 km de praias, diversas áreas verdes e circuitos do agroturismo, temos a Igreja do Reis Magos, segundo monumento mais visitado no Espírito Santo, depois do Convento da Penha. Recebemos 500 pessoas por dia, no período de verão”, enumera Schimidt.
Por isso a expectativa para o turismo é das melhores. “Devemos receber entre o verão e o carnaval 150 mil turistas. Estamos com todas pousadas com 100% de ocupação, e os hotéis, com taxas acima de 80%”, detalhou o secretário. Para quem gosta de praia, o litoral possui cinco balneários – Bicanga, Carapebus, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida – com opções tanto para os amantes do surfe quanto de águas mais calmas, ideais para passar o dia com a família.
Foto: Tadeu Bianconi
Manguinhos tem um charme bucólico, diversos restaurantes e sedia o Manguinhos Gourmet, evento gastronômico que já se tornou referência nacional da culinária capixaba. No carnaval, o tradicional banho de mar à fantasia, que atrai foliões de outros municípios, é imperdível.
Parque da Cidade
Localizado na divisa entre Laranjeiras e Valparaíso, o Parque da Cidade reúne, em uma área de 1 1 5 . 1 8 0 m ² , duas quadras poliesportivas, quadra de tênis, campo de futebol soçaite; pista de skate, playground, ciclovia e pista de caminhada. Aberto todos os dias das 6 às 21 horas, o complexo possui ainda o Centro de Estudo, destinado à educação ambiental, onde o visitante encontra bromeliário e viveiro de plantas (ornamentais, da Mata Atlântica, carnívoras/insetívoras, bioativas e sensitivas), destinados à arborização do local e da escolas e praças da Serra, podendo ser também utilizados em programas para reflorestamento. Entre janeiro e outubro de 2015, o parque recebeu 600 mil pessoas, e nos dois últimos meses do ano, 240 mil.
Na Serra, não deixe de visitar a Casa de Pedra, um misto de galeria de arte, espaço para se desligar dos problemas e aproveitar a tranquilidade única, e ainda residência do artista Neusso, que o edificou durante dois anos, sozinho. Para o projeto, utilizou rochas recolhidas dos arrecifes na praia, próxima e junto aos morros do balneário de Jacaraípe, e madeira rústica, para fazer o telhado e os poucos cômodos.