33 C
Vitória
sexta-feira, 3 abril, 2020

Sensibilidade nos dentes é comum no inverno. Saiba como evitar!

Leia Também

Entretenimento e conhecimento sem sair de casa. Veja como!

O YouTube é um meio de adquirir conhecimento por meio dos canais que nele são mantidos. Conheça as dicas selecionadas por ES Brasil!

Mandetta ‘não vai pedir o boné’, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender de forma veemente o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, garantindo que ele tem o apoio de toda a sociedade.

Teste para covid-19 de Trump dá negativo

O médico Sean Conley afirmou que Trump está saudável e sem sintomas. O anúncio foi realizado nessa quinta-feora (02)

Novo coronavírus: 139 casos confirmados e 4 mortes

Destes, 13 pacientes já estão curados, 97 estão em isolamento residencial e 29 estão internados, sendo 20 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O inverno é uma estação adorada por muitos, mas para quem sofre de sensibilidade dentária, o período não é nada agradável

O calor está indo embora e a tendência é que as temperaturas amenizem. Com a chegada do inverno, aumentam a sensação de incômodo e ainda podem causar dores mais intensas nos dentes. Isso porque a boca mantém uma temperatura constante de 36º a 37º graus e a mudança térmica pode provocar alterações aumentando o desconforto e a sensibilidade.

A chamada hipersensibilidade dentinária, popularmente conhecida como dentes sensíveis, é provocada pelo desgaste do esmalte dos dentes. Com a superfície reduzida, a dentina, localizada logo abaixo, é exposta e fica desprotegida, deixando os dentes mais sensíveis. Este mal ocorre em aproximadamente 35% da população mundial.

A cirurgiã dentista Andressa Hirle afirma que uma das causas é a escovação incorreta. – Foto: Flávio Motta

A cirurgiã dentista Andressa Hirle diz que isso acontece principalmente pela escovação incorreta. “O uso de escovas com cerdas muito duras e de cremes dentais muito abrasivos, aliado a força excessiva na hora de escovar os dentes, podem levar ao surgimento do problema”, explica.

O frio pode aumentar a intensidade da dor em decorrência de outros problemas bucais como a cárie. Os pequenos canais que ligam a dentina a polpa dental levam estímulos de contrastes térmicos (quente e frio) chegando até o nervo, assim causando dor.

Outro fator que pode contribuir para o incomodo nos dentes superiores é a sinusite. A inflamação ataca os seios paranasais e atinge o seio maxilar, região onde estão as raízes dos dentes molares e pré-molares, levando dor que é muito parecida com a dor de dente comum provocada por problemas bucais. “O diagnóstico é muito importante pois só assim saberemos a causa real do problema e o melhor tratamento”, informa a dentista.

Prevenção

A hipersensibilidade dentinária pode ser prevenida. Para isso, é recomendado o uso de escovas com cerdas ultra macias e de cremes dentais especialmente formulados para ajudar na prevenção. Além disso, é preciso atenção redobrada na escovação: nada de movimentos agressivos que podem afetar o esmalte dos dentes ou retrair a gengiva.

É preciso também ficar atento à alimentação, com a adoção de uma dieta menos ácida. Os refrigerantes, as frutas cítricas (como abacaxi e laranja), vinagre, vinhos e até mesmo os iogurtes devem ser consumidos com moderação e, se possível, evitados, pois o esmalte oferece pouca resistência à ação ácida desses alimentos.

“Após a ingestão, é indicado esperar 30 minutos para dar início à higienização bucal. Isso porque os ácidos podem reagir com o creme dental e provocar o aumento da sensibilidade dos dentes”, ensina Andressa.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Vida Capixaba

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!
Continua após publicidade