24 C
Vitória
segunda-feira, 13 julho, 2020

Seminário de combate à violência contra a mulher em Vitória

Leia Também

ES confirma mais de 63 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 63.881 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo, de acordo com o “Painel Covid”, da Sesa.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 

O evento, que recebe o apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), será realizado na próxima sexta-feira (29)

Com o objetivo de promover a discussão na prevenção da violência contra mulher e na criação de mecanismos de proteção para mulheres em situação de violência, será realizado o 1º Seminário “Maria da Penha vai às Empresas: possibilidades e parcerias entre instituições públicas e privadas”

O evento, que visa a discutir o papel das instituições privadas em parceria com a rede pública no empoderamento econômico de mulheres, na promoção da equidade de gênero, acontecerá na próxima sexta-feira (29), às 12 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

Poderão participar do evento representantes de instituições públicas, privadas, ONGs, sindicatos, magistrados, promotores, servidores, profissionais e estudantes interessados na temática.

O seminário é uma realização do TJES, por meio da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória. Além da Findes, a iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, a Promotoria da Mulher e a Delegacia de Atendimento à Mulher, e conta com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e do Sindijudiciário.

Violência contra a mulher

De acordo com a Revista Exame, um estudo realizado pelo Instituto Maria da Penha sobre o impacto da violência doméstica na vida laboral das mulheres mostrou que os efeitos nas vítimas são graves, impedem a ascensão nas carreiras e prejudicam a lucratividade das empresas.

Foto: Divulgação

A pesquisa foi realizada com 10.000 mulheres de nove capitais da Região Nordeste do Brasil (https://exame.abril.com.br/negocios/maria-da-penha-violencia-domestica-afeta-o-lucro-das-empresas/).

A violência doméstica e familiar contra a mulher, na perspectiva da Lei Maria da Penha, é uma questão de gênero e considerado um problema estrutural que perpassa toda a sociedade.

Seminário Maria da Penha Vai às Empresas
Data: 29 de março de 2019 (sexta-feira)
Horário: das 12h às 18h
Local: Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo
Endereço: Rua Desembargador Homero Mafra, 60 – Enseada do Suá, Vitória/ES
Inscrições por meio do link: https://bit.ly/2TMI7bZ

Programação:
12h | Credenciamento e momento cultural
12h30 | Mesa de abertura: Representantes do TJES, PMV, MP-ES, DEAM, TRT-ES, Ufes, Sindijudiciário e Fórum de Mulheres
13h30 | Mesa redonda: Empoderamento de mulheres, violência de gênero e suas interseccionalidades
Coordenador: Bruno Toledo (Secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória)
Emilly Marques Tenório (mestra em política social pela Ufes e especialista em gênero e sexualidade pela Uerj)
Drª. Brunela Faustini Bagliolli (juíza de direito da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória) e Vania Goulart (diretora executiva da Selecta Consultoria, psicóloga e mestre em administração estratégica pela Fucape)
14h45 | Debate
15h20 | Intervalo
15h45 | Mesa redonda: Contribuição das empresas para a promoção da equidade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e prevenção da violência contra as mulheres
Coordenadora: Drª. Suely Lima e Silva (promotora de Justiça do MP-ES)
Dr. Mario Rubens Assumpção (juiz de direito do TJSP – Programa Tem Saída)
Roberta Cristina Bispo de Carvalho (gerente geral do Sicoob Servidores)
Sr. Paulo Henrique Marques (representante da Arcelor Mittal)
17h15 | Debate
18h | Encerramento

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade