30.5 C
Vitória
sábado, 18 DE janeiro DE 2025

Secretário da Fazenda presta conta na Ales hoje

No primeiro quadrimestre, Secretaria da Fazenda apresentou números com despesas superando arrecadações

Por Robson Maia

Nesta segunda-feira (25), a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa (Ales) realiza audiência pública de prestação de contas do governo do Estado. O colegiado receberá o secretário da Fazenda, Benício Suzana Costa, para discussão dos números relativos ao segundo quadrimestre de 2023 (maio a agosto).

A reunião em formato híbrido ocorrerá no Plenário Dirceu Cardoso, às 13h30. Benício assumiu a pasta no dia 30 de junho, 11 dias antes de seu antecessor, Marcelo Altoé, prestar contas na Casa, referente ao primeiro quadrimestre de 2023 (janeiro a abril).

Na última apresentação, o ex-secretário declarou que o Espírito Santo apresentou receita tributária de R$ 7,5 bilhões nos quatro primeiros meses do ano e endividamento negativo de -4%.

- Publicidade -
Altoé afirmou que o panorama econômico estava dentro das perspectivas traçadas
Altoé afirmou que o panorama econômico estava dentro das perspectivas traçadas – Foto: JV Andrade

Na ocasião, Altoé afirmou que o panorama econômico estava dentro das perspectivas traçadas pela equipe econômica do Executivo, que esperava uma melhora nas contas públicas para o segundo semestre.

“Essas perdas já estavam estimadas. Estão alinhadas com a programação financeira que fizemos. Há uma tendência de melhora na arrecadação a partir de junho. Em agosto poderemos fazer uma comparação de alíquotas. A gente está fazendo comparação quando em 2022 a gente não havia sofrido com as perdas da redução das alíquotas de energia elétrica, telecomunicações e combustível. Se compararmos com a arrecadação de ICMS, é uma queda irrelevante”, pontuou o antigo gestor.

O secretário Benício Costa ressalta a importância da audiência pública para transparência e maior controle público das finanças estaduais.

“É uma forma de prestar contas ao Legislativo e também à sociedade. A transparência nas contas públicas é prioridade do governo do Estado, que recebeu recentemente Nota A em qualidade das informações fiscais e contábeis, em ranking elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional”, afirmou Benício.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA