O Reflorestar visa promover a restauração de nascentes e Mata Atlântica por meio da conservação e estímulo à adoção de práticas de uso sustentável dos solos
Para esclarecer dúvidas sobre como aderir ao Programa Reflorestar, técnicos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) se reúnem com produtores de Santa Teresa neste domingo (03), a partir das 9 horas, Associação dos Moradores da comunidade de Santa Lúcia – Santa Teresa.
Com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, o Programa pretende ampliar a atuação em Santa Teresa, na Região Serrana do Estado.
Esta já é a segunda reunião no município. Com quase R$ 13 milhões liberados, o Reflorestar é operacionalizado em uma parceria entre o Bandes e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). “Nossa meta para este ano é liberar R$ 19,6 milhões, em quase dois mil contratos. E vamos chegar lá, porque o Bandes tem feito um esforço de mobilização graças à nossa rede de parceiros-consultores, que consegue chegar ao produtor rural no interior”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.
A meta é a recuperação de 80 mil hectares até 2018, por meio de doações de restauração e conservação da vegetação nativa, desmatamento evitado e arranjos florestais de uso sustentável, conforme previsto pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018.