24.9 C
Vitória
sexta-feira, 14 junho, 2024

Santa Maria de Jetibá tem o maior PIB agropecuário do Estado

Entre os destaques da economia da cidade está a produção de ovos de galinha e de codorna, em 125 propriedades

Marco Antonio Antolini

Localizado a 80 quilômetros da capital, Vitória, e com uma população de pouco mais de 41 mil habitantes, o município de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Estado, detém o maior PIB agropecuário entre as cidades do Espírito Santo, respondendo com um percentual de 10,89%.   

- Continua após a publicidade -

Os dados foram divulgados neste mês de dezembro pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e referem-se ao ano de 2021, última atualização. O PIB é um indicador econômico que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região.

A economia de Santa Maria de Jetibá está voltada para a agropecuária e a cidade se destaca, entre outras atividades, na produção de ovos de galinha e de codorna, sendo um dos maiores produtores do Brasil. O município conta com 120 produtores e 125 propriedades na cadeia de postura comercial. Na produção de ovos de codorna são 12 propriedades, informou a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES).

O PIB de Santa Maria de Jetibá é de R$ 1,6 bilhão, sendo que desse montante, R$ 763,7 milhões são relativos à agropecuária.  O Espírito Santo produz diariamente 13 milhões de ovos por dia e a cidade contribui com grande parte deste quantitativo.  De acordo com a prefeitura, a diversidade agrícola é muito rica, com várias culturas, a exemplo de chuchu, folhosas, beterraba, repolho, cebola, lavouras de milho, feijão, café, entre outras.

Ranking

Na sequência, depois de Santa Maria de Jetibá, no ranking das 10 cidades com o maior PIB agropecuário aparecem Linhares, com 5,61%; São Mateus, 5,21%; Rio Bananal, 2,51%; Domingos Martins, 2,46%; Vila Valério, 2,41%; Jaguaré, 2,33%; Nova Venécia, 2,27%;  Pinheiros, 2,22%; e Brejetuba, 1,84%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA