25.2 C
Vitória
segunda-feira, 21 junho, 2021

Saiba como será a volta às aulas em municípios da Grande Vitória

Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra já definiram como funcionará a reabertura das unidades municipais de ensino

Por Dayane Paradizzo

Após o anúncio de que as atividades presenciais nas redes públicas de ensino devem ser retomadas a partir de 1º de março, municípios capixabas já estão definindo como se dará esta volta. Em Vila Velha, Cariacica e Vitória, o ano letivo terá início no dia 22 de fevereiro, ainda em formato remoto. Já na Serra, o retorno acontece em 1º de março.
Nos quatro municípios, a retomada será realizada por etapas. O primeiro momento da volta acontecerá de acordo com a faixa etária dos alunos, para evitar aglomerações. Ou seja, os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental serão os primeiros a retornar. Confira as definições de cada cidade:

Vitória

A Prefeitura da capital anunciou o início do ano letivo no dia 22 de fevereiro. De início, os professores darão as aulas nas unidades, enquanto os alunos assistem de casa. A partir de 1º de março, retornam as turmas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Em 15 de março, voltam os estudantes do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Já no dia 29 de março, é a vez dos alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos.

Pais e responsáveis poderão optar por mandar os filhos para a escola ou por mantê-los em casa, com o ensino remoto.

Vila Velha

As aulas na rede pública do município canela-verde começam também no dia 22 de fevereiro, ainda na modalidade remota. No dia 1º de março, retornam as turmas de 9º ano e a 8º série do EJA (Educação para Jovens e Adultos), de forma híbrida. De acordo com a Prefeitura, a decisão de voltar com o 9º ano foi tomada com base no fato de que os alunos devem se preparar para o novo Ensino Médio, instituído pelo Governo do Estado. As demais séries permanecerão tendo aulas de forma remota e retornarão gradativamente nos próximos meses.

O ensino remoto será realizado por meio do portal municipal online “Escola tá ON” e pela plataforma Google Classroom, uma sala de aula virtual. Para os alunos que não possuírem condições de acessar o conteúdo, a Prefeitura informa que serão disponibilizadas as atividades de maneira impressa nas Unidades Municipais. Já os professores que apresentarem comorbidades, deverão planejar as aulas, gravar vídeos e disponibilizar nas plataformas adotadas pelo município.

Cariacica

Em Cariacica, as aulas têm início no dia 22 de fevereiro e continuarão de forma remota, como já acontece desde a suspensão das aulas presenciais em 2020. Segundo a Prefeitura, a modalidade alcança mais de 91% dos alunos e o município é o único do Espírito Santo que dispõe de canais de TV aberta para atender os alunos que não possuem acesso à internet.

A previsão é de que o modelo híbrido seja adotado a partir de 1º de março nas unidades da cidade. A data pode ser alterada, caso Cariacica chegue ao risco alto de contaminação do Coronavírus, segundo o mapa de risco. Sobre as turmas de Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação informa que apenas as turmas de 4 e 5 anos retornarão. Sobre as demais, será definido a partir de um estudo para avaliar a possibilidade de voltar.

Serra

As aulas na maior rede municipal do Estado começam, já no formato híbrido, em 1º de março. O retorno terá início com as turmas de 8º e 9º ano. No dia 15 de março, alunos do 5º ao 7º ano voltam às unidades. Em 1º de abril, voltam os estudantes das turmas de 1º ao 4º ano. Haverá revezamento entre os alunos, para garantir o distanciamento necessário dentro de sala de aula. Ainda não há previsão para retorno das turmas de Educação Infantil.

A Prefeitura informa que, inicialmente, os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola ou se eles ficarão em casa e receberão o conteúdo de forma remota, pelo celular ou computador.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade