24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Rose dominava cargos na Codesa na era PT

Era Rose de Freitas que também dialogava diretamente com ministros para resolver interesses demandas do Porto de Vitória

Não era segredo para ninguém que a senadora Rose de Freitas (MDB) mantinha na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) um domínio sobre os principais cargos. Seu reinado, no entanto, começou a ruir quando seu partido, na época ainda PMDB, rompeu com o Governo do PT presidido pela ex-presidente Dilma Roussef.

Até o desembarque, no entanto, a Codesa era um reduto que Rose mantinha com plenos poderes e tinha sob sua digital as nomeações para a presidência da companhia. Em 2015, só para citar uma delas, foi responsável pela ida de Cloves Lascoques para a presidência.

- Continua após a publicidade -

Era ela também que dialogava diretamente com ministros para resolver interesses demandas do Porto de Vitória, inclusive a tão aguardada dragagem do terminal. Tantos poderes deu a ela a possibilidade de indicar o próprio irmão Edward Freitas para um dos cargos de diretoria da Codesa, este mesmo irmão preso pela Polícia Federal durante a operação Corsário da Polícia Federal nesta quarta-feira.

Até então, o que se sabia de Rose era sua grande influência na Codesa, mas a Operação da Polícia Federal deflagrada joga os holofotes em suspeitas de desvios de dinheiro da empresa entre os anos de 2015 e 2018. A própria senadora é alvo das investigações. Em sua casa em Fradinhos, em Vitória, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão.

Durante todo o dia ninguém conseguia localizá-la, nem mesmo sua assessoria de imprensa que foi demandada durante todo o dia. Só no início da noite ela divulgou uma nota dizendo que fico surpresa com a operação. Afirmou que estão tentando manchar sua honra e que em oito anos de mandato nunca cometeu nenhum ato ilícito.

Obviamente é cedo para ter uma sentença se a senadora tem ou não alguma participação no esquema. Mas em ano véspera de eleição qualquer exposição negativa pode comprometer todo seu projeto político.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA