29.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Reserva no ES é um dos principais pontos de observação de aves

A reserva foi destaque no evento ‘Global Big Day’ e se consolidou entre as melhores unidades de conservação para a observação de pássaros no país

Por Otávio Gomes*

A Reserva Águia Branca, localizada em Vargem Alta, é o 2º melhor ponto de observação de aves do bioma Mata Atlântica e o 5º lugar de todo o Brasil, segundo dados do aplicativo E-Bird. Os dados foram coletados no “Global Big Day”, evento que reúne milhares de pessoas ao redor do mundo para observação e registro de aves na natureza, que teve a última edição no último dia 11.

- Continua após a publicidade -

Promovido pelo Laboratório de Ornitologia de da Universidade de Cornell, nos EUA, e apoiado no Brasil pelo ICMBio, o “Global Big Day” tem contribuído para o avanço da observação de pássaros internacionalmente desde 2015. A atividade desenvolvida no evento é conhecida como ‘birdwatching’, e tem como objetivo a observação e identificação de espécies de pássaros em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

reserva_águia_branca_observação_pássaros
A Reserva Águia Branca registrou 174 espécies avistadas e se destacou em 1º lugar entre os participantes do Espírito Santo no ‘Global Big Day’ – Foto: Divulgação

A Reserva Águia Branca registrou 174 espécies avistadas e se destacou em 1º lugar entre os participantes do Espírito Santo. O ‘birdwatching’ é uma atividade sustentável e está integrada aos programas de visitação e educação ambiental da Reserva Águia Branca.

Dentre os 17 observadores que participaram do evento na Reserva, sete deles estão entre os 10 que mais registraram espécies no Espírito Santo: Felipe Ventura (com 161 espécies observadas), Maicky Ventura Monteiro (160), Athos Souza (136), Lucas de Aguiar Tonoli (135), Rafael Silva (130), Emerson Monhol (111) e Roberto de Oliveira Silva (108). Com essa atuação, o grupo ajudou a unidade de conservação dar um pulo no ranking nacional, saltando 21° lugar no Brasil para o 5º.

As informações coletadas por todos os observadores ficam armazenadas e catalogadas no site ou aplicativo da entidade eBird.org.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -