24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Regina Duarte protagoniza na Secretaria Especial da Cultura

A ex-atriz da Rede Globo tomou posse nesta quarta-feira (04) e é a quarta pessoa a ocupar o cargo em 14 meses

A atriz Regina Duarte é a nova secretária Especial de Cultura. A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira (04), no Palácio do Planalto em Brasília. A nomeação foi publicada na edição de hoje do “Diário Oficial da União.

Regina é a quarta pessoa a ocupar o cargo em 14 meses. Ela assume o cargo deixado pelo dramaturgo Roberto Alvim, que em janeiro publicou um concurso de artes, e, na oportunidade, usou discurso alusivo ao ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

- Continua após a publicidade -

Aos 73 anos, considerada um ícone nacional, Regina era muito querida por Bolsonaro para assumir a secretaria. Desta forma, ela comandará uma estrutura vinculada ao Ministério do Turismo que ultrapassa as barreiras da dramaturgia.

Regina Duarte
Regina Duarte afirmou em seu discurso que é possível fazer “mais com menos”. – Foto: Reprodução

Em seu discurso, a nova secretária disse que “uma cultura forte consolida a identidade de uma nação. A cultura é um ativo que gera emprego, renda, inclusão social, impostos, acessibilidade e educação. E é nisso que acreditamos”.

Além disso, o orçamento inicial da pasta é de R$ 2 bilhões. Diante desse cenário, Regina afirmou que é possível fazer “mais com mais”. “Acredito que se possa fazer muita cultura, fazer arte e tudo, com os recursos que temos, criativamente, como nos meus tempos de amadora”, destacou.

Regina ainda disse que vai atrás de mais recursos para a pasta e que pretende fazer um trabalho diferente. “Acredito na busca da beleza, e já sabemos que beleza é inerente ao conceito de arte e assim para não fugir à regram na busca de uma beleza maior, vamos passar o chapéu, como de praxe, por que não? Se a vontade de fazer mais é grande e os recursos são escassos, vamos passar o chapéu, sim”, concluiu a atriz.

Pessoa certa

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, a nova secretária é a pessoa certa para ocupar o cargo por seu dinamismo e por ser do meio artístico. “Já deixamos um ano para trás e ainda, de forma tímida apenas, começamos a escrever a cultura. Com a chegada dessa grande mulher, Regina Duarte, estamos colocando nas mãos de quem realmente entende do assunto esse desafio”, pontuou.

Segundo ele, uma das funções de Regina será aplicar bem a Lei Rouanet, que permite a isenção fiscal de pessoas física e jurídicas para financiar produtos culturais. “Tenho certeza que a pessoa certa que pode valorizar, por exemplo, a Lei Rouanet, tão mal utilizada no passado”, afirmou Bolsonaro.

O presidente observou também que mesmo que tenha a imagem de um capitão do Exército, ele também valoriza a pasta. “O que muitos têm na cabeça é que eu sou uma pessoa que está longe de amar a cultura. Ao longo das últimas décadas, a cultura representou algo para nós que em muitos momentos não era aquilo que a grande maioria do povo queria, almejava. Ela foi cooptada pela política, de modo que ela foi usada para interesses políticos partidários”, finalizou.

Confira a cerimônia de posse da nova secretária Especial da Cultura, Regina Duarte:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA