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sábado, 5 DE outubro DE 2024

Energia mais cara a partir desta terça-feira (7)

Contratualmente, as novas tarifas foram calculadas usando como base a variação de custo associado à prestação do serviço

A energia elétrica está mais cara para a maior parte no Espírito Santo. Entrou em vigor nesta terça-feira (7) o reajuste nas tarifas do serviço prestado pela EDP Espírito Santo. A porcentagem aprovada para classe residencial pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ficou em 15,84%. A concessionária abastece 70 dos 78 municípios capixabas. Contratualmente, as novas tarifas foram calculadas usando como base a variação de custo associado à prestação do serviço. O cálculo leva em conta, ainda, a aquisição e a transmissão de energia assim como os encargos setoriais.

As contas de energia já apresentavam a bandeira tarifária vermelha (patamar 2) para o mês de agosto. Isso representa um custo adicional de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A manutenção da cor da bandeira deve-se ao prosseguimento das condições hidrológicas desfavoráveis e à redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

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A Agência explicou que o sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples para que os clientes possam assimilar que as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custa mais ou menos por causa das condições de geração. Apesar da sinalização, a tarifa não tem reajuste automático. A mudança permanece seguindo o calendário contratual da concessão pública (sempre em agosto).

A Aneel publica em seu site a partir dos dados encaminhados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), todas as informações sobre o acionamento mensal das bandeiras e os repasses da Conta Bandeiras, incluindo Relatórios, Memórias de Cálculo, Despachos e Notas Explicativas. Também está disponível no site da Agência um guia de “Perguntas e Respostas” para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores.

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