22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Rádio Espírito Santo inaugura novo sinal em FM

Migração para a frequência 89.1 FM abre novas oportunidades com a inauguração do sinal na última quarta-feira (27)

Por Mariah Friederich

A Rádio Espírito Santo, pioneira na radiodifusão do Estado com 83 anos de história, dá um salto tecnológico ao migrar para o espectro FM nesta quarta-feira (27) e passa a operar na frequência 89.1 megahertz.

- Continua após a publicidade -

Em termos de audiência, o diretor da Rádio Espírito Santo, Saul Josias considera a dificuldade de captar o sinal da frequência em algumas cidades do interior e maior presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, mas a mudança oferece a vantagem de pegar nos celulares sem que se precise usar os dados 4G, além de um aplicativo pra Android e no site da RTV/ES.

Além disso, a migração para FM abre novas oportunidades, como a realização de festivais de música, apoio à cena autoral, produção de conteúdo em formato de podcast e integração com o Centro Cultural Carmélia. Ao sintonizar a frequência 89.1, os ouvintes terão acesso à vasta expertise da Rádio Espírito Santo, com uma qualidade ainda maior em sua programação musical, esportiva e informativa. 

“No futuro, enquanto comunicação pública, colocaremos em prática um processo de interiorização do nosso sinal pra que assim consigamos chegar mais perto do nosso ouvinte através do rádio (e não só pela internet) do interior do ES”, informou Saul Josias. Ele também destacou um ganho na qualidade do som e pela frequência da rádio ser captada pelos aparelhos celulares. 

Falando do formato, o diretor da Rádio Espírito Santo entende que a princípio algumas mudanças seriam incorporadas pouco a pouco, com a inclusão de programação musical e novos programas na grade. “Pretendemos também aumentar nosso jornalismo e cada vez mais fazer transmissões esportivas, já que essa é uma tradição em nossa emissora”, acrescentou.

Neste primeiro mês de migração, a rádio permanece nas duas frequências pra comunicar aos ouvintes da mudança, no ar em 89.1 FM e também em 1160 AM. Após o primeiro mês de operação da nova frequência, a rádio transmitir somente na faixa de FM.

O governador do Estado, Renato Casagrande, conduziu a cerimônia de inauguração e ativou o novo transmissor instalado no Morro da Fonte Grande. Em seguida, o governante foi até os estúdios da rádio, onde deu uma entrevista nos primeiros momentos da emissora em FM.

Segundo Casagrande o momento marca um novo capítulo na história da comunicação pública capixaba. “A Rádio Espírito Santo faz parte da nossa história e da nossa vida. Foi a primeira rádio deste Estado. Hoje é um dia histórico, pois estamos migrando do AM para a FM. O meio Rádio é fundamental para levar informação a todas as pessoas e agora temos uma emissora com muito mais qualidade, na qual as pessoas podem ouvir no seu carro, no celular, no computador.  A comunicação pública é fundamental, pois fortalece a democracia”, comentou o governador Casagrande.

Essa mudança faz parte da reestruturação da comunicação pública no Estado. Igor Pontini, diretor-presidente da RTV ES, destacou os investimentos do Governo do Estado na modernização das emissoras públicas de rádio e TV. 

“São investimentos de R$ 40 milhões que aprimoram a infraestrutura tecnológica das emissoras, expandem o sinal da TVE para o interior, migram a Rádio Espírito Santo para o FM e revitalizam o Centro Cultural Carmélia, promovendo informações, educação e cultura com transparência e cidadania”, declarou o diretor-presidente Igor Pontini

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA