27.9 C
Vitória
domingo, 12 maio, 2024

Portal apresenta Patrimônio Imaterial e Material do ES

Página agrega imagens, vídeos, textos e outros registros do patrimônio capixaba

Um novo portal online foi lançado na última terça-feira (26) para reunir informações sobre o patrimônio material e imaterial do Espírito Santo. Chamado de “Patrimônio Capixaba”, o espaço virtual serve como uma referência para quem deseja conhecer e se aprofundar nos aspectos históricos e culturais do Estado.

O portal oferece uma vasta coleção de recursos, incluindo aproximadamente mil imagens, mais de 300 vídeos, 350 textos e outros materiais que podem ser úteis para professores, pesquisadores e qualquer pessoa interessada nos temas abordados. Todo esse conteúdo está disponível no site patrimoniocapixaba.com.

- Continua após a publicidade -

A coordenadora do projeto, Thais Helena Leite, enfatiza que o portal foi projetado principalmente para auxiliar professores de diversas disciplinas na preparação de suas aulas, pois reúne uma variedade de materiais em uma única plataforma.O conteúdo também é valioso para qualquer pessoa interessada em estudar o patrimônio do Espírito Santo.

Os interessados podem acessar diversos tipos de materiais, todos devidamente referenciados, incluindo textos acadêmicos, artigos científicos, teses, dissertações, produtos culturais, imagens referenciadas, vídeos adequados para uso educacional, apresentações em PowerPoint preparadas para aulas e uma lista completa de todos os patrimônios registrados na pesquisa. 

A página é resultado de aproximadamente um ano de trabalho, realizado por uma equipe multidisciplinar que inclui, além de Thais Helena, a geógrafa Ediane Paganini, a socióloga Alessandra Barros, o pesquisador Reginaldo Moreira e a profissional multimídia Luna Arruda. Eles contribuíram com a pesquisa, criação e montagem do projeto, que foi financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Para garantir que o portal alcance o maior número possível de professores e educadores, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino, o projeto conta com o apoio do Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo (Sinpro-ES), que auxilia na divulgação e mobilização de suas redes em torno dessa iniciativa.

Além de disponibilizar recursos estáticos, o portal “Patrimônio Capixaba” também promove a interação entre os usuários por meio de fóruns, proporcionando a troca de informações e sugestões para enriquecer ainda mais o conteúdo do site.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -