23.9 C
Vitória
sexta-feira, 5 março, 2021

Qualificar ES abre 1ª oferta de vagas em 2021 com retorno de cursos presenciais

São mais de 2 mil vagas distribuída em 11 municípios do Estado

Por Leulittanna Eller Inoch 

O ano de 2020 foi difícil pra muita gente, mas nada melhor que iniciar 2021 se qualificando para entrar com tudo no mercado de trabalho ou quem sabe ser dono do próprio negócio e o melhor é que é tudo de graça.

As oportunidades são através do programa Qualificar ES desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)  que está ofertando a partir de hoje, 21, mais de 2 mil vagas que estão distribuídas em 11 municípios do Estado em cursos presenciais gratuitos.  O destaque desse ano é para o retorno dos cursos presenciais, que havia sido interrompido em 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, explicou como a Secti organizou o retorno do programa as salas de aulas: “A Secti está adotando todas as medidas sanitárias necessárias para manter a segurança de todos os professores e alunos nas salas de aulas. Distribuiremos máscaras, álcool em gel e manteremos o distanciamento social recomendado entre todos. Diminuímos o número de vagas nas turmas para manter o distanciamento”, afirmou Cristina Engel.

Ainda segundo Cristina Engel, a Secretaria percebeu que nem todos os alunos se adaptaram bem aos cursos on-line e por isso houve a necessidade do retorno do presencial. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade e com total segurança, em relação à pandemia, para que os cidadãos possam se qualificar e se preparar para o mercado pós-crise, que logo vai chegar. Nessa primeira oferta de vagas os municípios selecionados fazem parte do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, uma pareceria do Qualificar ES com o programa do Governo do Estado, para priorizar a população que reside em cidades de alta vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia.

Das vagas:

A 1ª oferta oferece 2.254 vagas distribuídas da seguinte forma:

  • Guarapari – 30 vagas
  • São Mateus – 60 vagas
  • Colatina – 80 vagas
  • Cachoeiro – 30 vagas
  • Linhares – 45 vagas
  • Aracruz – 45 vagas
  • João Neiva – 15 vagas
  • Vitória – 482 vagas
  • Vila Velha – 366 vagas
  • Serra – 430 vagas
  • Cariacica – 348 vagas

As vagas dos municípios listados acima são direcionadas a população que tenha mais de 16 anos, exceto nos cursos na área da saúde, em que idade mínima exigida é de 18 anos, e que sejam moradores do município em que o curso será ofertado.

Qualificar ES Mulher

Parte do total das vagas é específica para as mulheres, e são ofertadas por meio da extensão do programa, o Qualificar ES Mulher que soma 323 vagas. Os requisitos são os mesmos, além da exclusividade para o gênero feminino. As vagas estão divididas nas cidades de:

  • Vitória – 75 vagas
  • Serra – 30 vagas
  • Vila Velha – 104 vagas
  • Cariacica – 114 vagas

Durante as aulas práticas e teóricas dos cursos, todos os materiais serão disponibilizados pelo programa, de modo que o aluno não precisará ter nenhum gasto durante o curso

O Qualificar ES Mulher é um programa autônomo e parceiro da Agenda Mulher, criada pela Vice-Governadora. Ambos têm o objetivo de empoderar as mulheres capixabas, sendo que o Qualificar ES Mulher atua na parte de qualificação profissional.

Quem pode fazer e Inscrições

O qualificar ES é um programa de qualificação profissional voltado para pessoas que vivem em situação de carência social, ganham um salário mínimo ou menos  e de vulnerabilidade social.

As inscrições têm início nesta quinta-feira (21) e seguem até o dia 28 de janeiro e devem ser realizadas no site www.qualificar.es.gov.br. O resultado de todas as vagas será divulgado no dia 03 de fevereiro e as aulas terão início na segunda semana do mês.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

Veterinária morre no Recife com a ‘doença da urina preta’

Familiares e amigos de Priscyla prestaram homenagens nas redes sociais: "o céu hoje estará te recebendo com muita luz" Por Pedro Jordão, especial para o...

Instituto Butantan recebe insumos para 14 milhões de doses da Coronavac

A previsão é de que até o fim de março o Governo de São Paulo e o instituto façam o repasse de mais 21...

​Lâmpadas de LED transformarão Vila Velha na primeira cidade digital do ES

Por meio do Consórcio SRE-IP Vila Velha, a prefeitura vai modernizar todo o parque de iluminação pública do município Aproximadamente 35.000 pontos de iluminação irão...

SP comprará 20 milhões de vacinas da Pfizer e 20 milhões da Sputnik, diz Doria

A gestão paulista pretende usar os dois imunizantes, junto da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, no programa de imunização contra a covid-19 Por Renata Cafardo...

TCU cobra plano do governo para perícias represadas do INSS

Segundo o próprio governo, apenas uma perícia médica foi realizada até hoje com o uso da ferramenta Por Idiana Tomazelli (AE) Quase seis meses após vir...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ufes registra quarta cultivar de café conilon junto ao Mapa

O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a UFRJ e resultou numa cultivar propícia para produção de café solúvel.

Indústria brasileira registra alta de 8,7 no faturamento em janeiro de 2021

A capacidade instalada no início deste ano ficou em 79%, o que representa 2,2 pontos percentuais acima do que foi registrado em janeiro de 2020.

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

PIB brasileiro em 2020 fecha com queda de 4,1%

Pesquisa do IBGE revela a terceira maior queda na soma de todas as riquezas produzidas no País, com influência da pandemia de Covid-19.

Vida Capixaba

Março Amarelo: atividade física é uma aliada no tratamento da endometriose

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde a endometriose afeta 176 milhões de mulheres no mundo.

Confira 4 dicas de como cuidar da pele da área dos olho

A área dos olhos é a região onde o envelhecimento da pele fica mais visível

Museu Capixaba do Negro abre inscrições para oficinas

Nesta quarta-feira (3), foram abertas inscrições para 90 vagas em variadas oficinas.

Professores poderão se inscrever em oficina de produção de vídeos

O projeto intitulado “Caminho das águas” será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subgerência de Educação Ambiental e Gerência de Formação Continuada, a empresa de saneamento básico AEGEA e a produtora Zureta Filmes
Continua após publicidade