São mais de 2 mil vagas distribuída em 11 municípios do Estado
Por Leulittanna Eller Inoch
O ano de 2020 foi difícil pra muita gente, mas nada melhor que iniciar 2021 se qualificando para entrar com tudo no mercado de trabalho ou quem sabe ser dono do próprio negócio e o melhor é que é tudo de graça.
As oportunidades são através do programa Qualificar ES desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) que está ofertando a partir de hoje, 21, mais de 2 mil vagas que estão distribuídas em 11 municípios do Estado em cursos presenciais gratuitos. O destaque desse ano é para o retorno dos cursos presenciais, que havia sido interrompido em 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, explicou como a Secti organizou o retorno do programa as salas de aulas: “A Secti está adotando todas as medidas sanitárias necessárias para manter a segurança de todos os professores e alunos nas salas de aulas. Distribuiremos máscaras, álcool em gel e manteremos o distanciamento social recomendado entre todos. Diminuímos o número de vagas nas turmas para manter o distanciamento”, afirmou Cristina Engel.
Ainda segundo Cristina Engel, a Secretaria percebeu que nem todos os alunos se adaptaram bem aos cursos on-line e por isso houve a necessidade do retorno do presencial. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade e com total segurança, em relação à pandemia, para que os cidadãos possam se qualificar e se preparar para o mercado pós-crise, que logo vai chegar. Nessa primeira oferta de vagas os municípios selecionados fazem parte do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, uma pareceria do Qualificar ES com o programa do Governo do Estado, para priorizar a população que reside em cidades de alta vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia.
Das vagas:
A 1ª oferta oferece 2.254 vagas distribuídas da seguinte forma:
- Guarapari – 30 vagas
- São Mateus – 60 vagas
- Colatina – 80 vagas
- Cachoeiro – 30 vagas
- Linhares – 45 vagas
- Aracruz – 45 vagas
- João Neiva – 15 vagas
- Vitória – 482 vagas
- Vila Velha – 366 vagas
- Serra – 430 vagas
- Cariacica – 348 vagas
As vagas dos municípios listados acima são direcionadas a população que tenha mais de 16 anos, exceto nos cursos na área da saúde, em que idade mínima exigida é de 18 anos, e que sejam moradores do município em que o curso será ofertado.
Qualificar ES Mulher
Parte do total das vagas é específica para as mulheres, e são ofertadas por meio da extensão do programa, o Qualificar ES Mulher que soma 323 vagas. Os requisitos são os mesmos, além da exclusividade para o gênero feminino. As vagas estão divididas nas cidades de:
- Vitória – 75 vagas
- Serra – 30 vagas
- Vila Velha – 104 vagas
- Cariacica – 114 vagas
Durante as aulas práticas e teóricas dos cursos, todos os materiais serão disponibilizados pelo programa, de modo que o aluno não precisará ter nenhum gasto durante o curso
O Qualificar ES Mulher é um programa autônomo e parceiro da Agenda Mulher, criada pela Vice-Governadora. Ambos têm o objetivo de empoderar as mulheres capixabas, sendo que o Qualificar ES Mulher atua na parte de qualificação profissional.
Quem pode fazer e Inscrições
O qualificar ES é um programa de qualificação profissional voltado para pessoas que vivem em situação de carência social, ganham um salário mínimo ou menos e de vulnerabilidade social.
As inscrições têm início nesta quinta-feira (21) e seguem até o dia 28 de janeiro e devem ser realizadas no site www.qualificar.es.gov.br. O resultado de todas as vagas será divulgado no dia 03 de fevereiro e as aulas terão início na segunda semana do mês.