23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

As propriedades do abacate

Assim como o ovo, o abacate foi considerado durante décadas um dos vilões do emagrecimento

Para a felicidade de quem é apaixonado pelo abacate, estudos científicos mais recentes aboliram o estigma e decretaram o ato de desagravo, dando o veredito: inocente. O vegetal de farta polpa verde-amarelada é rico em gordura. Mas calma, estamos falando da gordura boa, monoinsaturada, ótima para controlar o colesterol ruim e baixar a triglicérides.

Por esse e outros benefícios, nutricionistas têm incluído com mais frequência o produto na dieta de seus pacientes, com as devidas recomendações, claro. A principal é não exagerar na quantidade ou adicionar outros alimentos calóricos ao consumi-lo. Um abacate pequeno (150g de polpa) fornece 240 kcal, 22g de gordura, 13g de carboidratos, 3g de proteína e 10g de fibra, o que lhe confere status de uma ótima opção para quem quer manter a saciedade por tempo prolongado, sem cair em compulsões.

- Continua após a publicidade -

Seu poder anti-inflamatório também merece destaque, por causa da ação positiva sobre o HDL (colesterol bom), responsável pela proteção das artérias. Além disso, a vitamina E presente induz as gorduras a agir contra esses processos típicos de infecção ou lesão.

Na parte estética, mais vantagens. A vitamina C na fruta auxilia no combate a estrias, rugas e celulite e ajuda na metabolização do colágeno, substância que proporciona firmeza à pele. A saúde capilar também agradece. Receitas caseiras com abacate podem ser uma excelente alternativa para hidratar os fios. E se você é adepto do exercício físico, tem mais um motivo para se render ao alimento no pré-treino, devido às proteínas nele contidas, que contribuem para a recuperação dos músculos.

Quando se fala em potássio, logo nos lembramos da banana, não é mesmo? Mas saiba que o abacate é ainda mais rico nesse nutriente. Várias pesquisas apontam que privilegiar uma dieta com itens abundantes nesse elemento diminui a pressão arterial, baixando o risco de problemas cardíacos.

Saiba mais sobre a ingestão do abacate:

– A ingestão de abacate melhora a absorção de certos nutrientes. Os carotenoides de outros vegetais são mais bem absorvidos quando com eles consumimos a fruta.

– Uma xícara de abacate contém uma alta porcentagem de ácido fólico (23%), vitamina que se encontra nos vegetais de folhas verdes e cuja função é ajudar a saúde em geral, principalmente a das gestantes e seus bebês.

– Graças à luteína presente, os raios ultravioletas do sol são absorvidos, evitando que causem danos à retina. Além disso, esse carotenoide antioxidante protege os olhos contra a degeneração e o surgimento de cataratas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA