25 C
Vitória
sábado, 4 abril, 2020

A Relação entre a Propriedade e a Gestão

Leia Também

Apresentação do comprovante de multa eleitoral deixa de ser obrigatório

O sistema elo evita que os eleitores precisem ir aos cartórios eleitorais para comprovar o pagamento de multas eleitorais.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Brasil registra mais de 9 mil casos e quase 360 mortes, nesta sexta (3)

Apenas os estados da região Norte não registrou mortes por coronavírus. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os que mais registraram óbito.

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial

O banco também lançará uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para a retirada de dúvidas e a realização do cadastro.

A empresa familiar é um sistema em que convivem três dimensões: a família, a propriedade e a gestão. 

Boa parte do sucesso de uma empresa longeva está em justamente saber administrar, com equilíbrio, as interseções entre esses três sistemas. Na coluna deste mês trataremos a combinação dos interesses e expectativas da propriedade e da gestão.

Várias crises envolvendo as organizações têm, na sua raiz, os chamados conflitos de agência. Enquanto a empresa é pequena e sua gestão permanece sob o controle dos sócios, é mais fácil assegurar que o dia a dia das operações reflita o pensamento dos proprietários. Porém, à medida em que o empreendimento cresce, a tendência é que novos gestores, que não sejam sócios ou familiares, incorporem-se ao negócio. Surge, então, uma nova possibilidade de conflitos decorrentes da eventual inadequação das decisões tomadas pelo administrador com as necessidades dos sócios.

Por exemplo, é possível que a necessidade dos sócios de dividendos se choque com uma visão de crescimento ou de proteção do caixa pela gestão. Outra situação: estratégias agressivas que tragam bom retorno no curto prazo e, portanto, maior remuneração variável, podem prejudicar a lucratividade no longo prazo da empresa, comprometendo o retorno sobre o investimento.

A teoria da agência pressupõe a existência de duas figuras fundamentais: a do principal e a do agente. O principal é o proprietário, que estabelece determinado objetivo; o agente é o gestor, a quem foi delegado o poder de decisão, como meio de atingir o objetivo estabelecido.

Sendo assim, o primeiro passo para harmonizar propriedade com gestão é estabelecer, de forma muito clara, o propósito e os objetivos dos donos, os seus valores essenciais e o nível de risco que aceitam correr. Estes serão os guidances que nortearão a formulação e a execução da estratégia por parte dos administradores.

Também é essencial que sócios e gestores alinhem uma expetativa de retorno sobre o investimento e de performance da operação, além de balancear as decisões acerca do uso dos lucros.

Dedicar uma atenção especial à governança corporativa é o caminho para se resolver os problemas de agência oriundos da separação da propriedade e da gestão das empresas.


ESTRATÉGIA E CONTROLE
O papel do conselho de administração
O alinhamento entre expectativas dos sócios e da gestão, a sua tradução em estratégia e o controle da sua implementação ocorrem de uma maneira mais saudável quando se tem um conselho de administração engajado e eficaz, com a presença de membros independentes.


TRANSPARÊNCIA
Alinhando sócios e gestores
Conflitos de agência decorrem da assimetria de informações entre os gestores, que estão no dia a dia, e os sócios. A comunicação franca, tempestiva, que não se restrinja apenas ao desempenho econômico-financeiro, mas que incorpore os demais fatores, tangíveis e intangíveis, que norteiam a ação empresarial, previne tais conflitos.


INCENTIVO E MONITORAMENTO
Prevenindo conflito de agência
As diferenças entre as expectativas dos sócios e dos gestores também podem ser amenizadas (i) com o estabelecimento dos incentivos corretos para que a administração aja em favor da geração de valor para a empresa, e não em busca de retornos de curto prazo, e (ii) com o monitoramento das ações dos administradores

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Vida Capixaba

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade