27.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Projeto Tirante é a primeira exposição virtual do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)

Programação começa nesta quinta (28) e traz uma série de atividades em plataforma digital

O projeto Tirante é a primeira exposição virtual do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) e traz ao público, um misto de plataforma e publicação, apresentando vídeos, fotografias, áudios e textos, além de conteúdos inéditos dos artistas Anton Steenbock (Alemanha), Clara Sampaio (Espírito Santo/Portugal), Felippe Moraes (São Paulo), Fredone (ES), Marcelo Venzon (ES) e Raquel Garbelotti (SP/ES). Você pode conferir a exposição por meio de plataforma digital tirante.org e acompanhar as outras ações do projeto no Instagram @projetotirante e no site e Instagram do MAES (site e Instagram).

A exposição parte da interlocução entre arte e arquitetura arte e arquitetura, curadoria e prática artística, e foi pensada inteiramente para o ambiente virtual. Tirante é motivado pelo processo de reforma do museu, ocorrido entre 2016 e 2017, e pela produção transdisciplinar de seus participantes. O projeto foi realizado com recursos do Funcultura da Secretaria da Cultura (Secult), via Edital 020/2018 – Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais.

- Continua após a publicidade -

De acordo com uma das organizadoras e artistas do projeto, Clara Sampaio. “Tirante cria e tenciona um diálogo entre profissionais e praticantes dos campos da arte, arquitetura, curadoria e mediação cultural costurando uma reflexão sobre prática artística, cidade, especulação imobiliária e extrativismo, entre proposições on-line e off-line”, destacou.

Sua produção inteiramente a distância oportunizou a conexão entre Brasil, Portugal, Alemanha e Bélgica, países onde, atualmente, encontram-se os artistas participantes. Durante todo o mês de fevereiro, uma série de atividades, entrevistas e textos será disponibilizada no Instagram e plataforma on-line do projeto, com a participação de Lindomberto Alves, Amanda Amaral, Ricardo Basbaum, Gabriela Leandro Pereira, Mauro Neri, Juan Gonçalves, Rebeca Ribeira e Thiara Pagani.

Serviço

Tirante – exposição virtual no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)
Quando: 28/01 a 31/03 de 2021
Lançamento: 28/01 (quinta-feira).
Onde: Confira a exposição nos links abaixo:
site do projeto: http://tirante.org/
Instagram do projeto: @projetotirante
Site do MAES: https://maesmuseu.wixsite.com/maes
Instagram do MAES: https://www.instagram.com/maesmuseu/

Artistas: Anton Steenbock (Alemanha), Clara Sampaio (ES/Portugal), Felippe Moraes (SP), Fredone (ES), Marcelo Venzon (ES) e Raquel Garbelotti (SP/ES)
Organização geral e projeto curatorial: Clara Sampaio e Felippe Moraes
Programa público: Lindomberto Alves e Amanda Amaral
Projeto gráfico: Victoria Pianca
Produção: Barbara Carnielli.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA