22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Projeto Tamar visita foz do Rio Doce

Em parceria com Ifes, Tamar leva visitantes à foz do Rio Doce

Por Rafael Goulart

Com o objetivo de conhecer e apresentar projetos que estão em curso no local, o reitor e  diretores do Instituo Federal do Espírito Santo  juntamente com técnicos do Centro Tamar/ICMBio irão a Foz do Rio Doce nesta sexta-feira (10).

- Continua após a publicidade -

Um dos projetos é o Cultivando para Pescar, que reúne as atividades de agricultura de hortaliças e piscicultura de tilápias como forma de geração de renda para a comunidade de Areal, e outras na foz do Rio Doce em Linhares, impactadas pelo desastre ambiental do rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro do grupo Samarco, Vale, BHP em novembro/2015. 

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-IFES com recursos da Fundação Renova, criada com a finalidade de apoiar os impactados pelo desastre ambiental e cujos representantes estarão presentes no evento. Ao todo já foram capacitadas mais de 160 pessoas da comunidade, em um modelo piloto e pioneiro no Brasil. 

Além dessa agenda, será discutido com todos os participantes a parceria com ICMBio para a criação do Centro de Referência em Educação, Ciência e Tecnologia, Esporte, Turismo e Lazer com foco na conservação ambiental, inclusão e geração de renda e fortalecimento da cultura das comunidades tradicionais da foz do rio Doce. A expectativa é de que seja criado um Núcleo entre as Instituições federais, estaduais e municipais, que atuarão como parceiras incluindo Centro Tamar, Reserva Biológica de Comboios, APA da Foz do rio Doce (cuja criação está em curso), e o Ifes. 

Outros quatro projetos serão apresentados à comunidade: de Monitoramento e Educação Ambiental (laboratórios, exposições, tanques etc.); de Formação e Tecnologias em Recursos Pesqueiros, Pesca, Aquicultura e Processamento do Pescado (laboratórios, área experimental, salas, cais da ciência, etc.); de Empreendedorismo e Associativismo, Economia Solidária (ecoturismo, hospitalidade e lazer, esporte, pesca esportiva e científica, etc.); e o de Formação e Tecnologias em Agricultura Sustentável (laboratórios, área experimental, salas etc.). 

Confira a Programação: 

10 horas – Visita à Comunidade de Areal – Projeto Cultivando para Pescar, para acompanhar 1ª despesca.  

12 horas – Almoço; 

14 horas – Reunião no Centro Ecológico – Vila de Regência Augusta, Linhares-ES; 

15 horas – Visitas à Unidade de Aquaponia de Regência e ASPER; 

16h30 – Visita ao Tereg. 

17h30 horas – Caminhada de Filhotes de Tartarugas na Rebio Comboios/ICMBio. 

Mais informações pelos Telefones: 

Centro TAMAR/ICMBio – 27 32224775/1417 

IFES – 27 3357-7500 

Com informações do ICMBios/Tamar

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA