24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Sergio Vidigal e Centro TAMAR/ICMBio decidem apagar pontos de iluminação da orla

Os refletores da orla de Balneário de Carapebus e Bicanga serão apagados todos os dias às 21 horas para não inibir a desova das tartarugas marinhas

Redação Next Editorial

A partir desta quinta-feira, 08, a iluminação dos refletores da orla das praias de Balneário de Carapebus e Bicanga será desligada para assegurar a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que segue até o fim do mês de março.

- Continua após a publicidade -

A iluminação passou por adequação há aproximadamente um ano, após minuciosa avaliação por parte da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese). Na ocasião da adequação, a iluminação teve seus circuitos separados, de forma a garantir que o calçadão pudesse continuar iluminado enquanto a areia da praia conta com a luminosidade natural, garantindo que os filhotes de tartarugas marinhas não se desloquem para o asfalto, como ocorria até 2020.

A Sese esclarece que até o fim do mês de março os refletores serão apagados sempre às 21 horas, mas reforça que o calçadão permanecerá com as luminárias acesas normalmente durante toda a noite, graças ao circuito elétrico independente. O novo procedimento observa a orientação via ofício, emitida pelo Projeto Tamar/ICMBio.

Na ocasião, o Centro TAMAR/ICMBio, se manifestou por nota, citando que em 2020 acompanhou a instalação e desde então vinha prestando orientações técnicas para adequação da iluminação, e demonstrou sua satisfação à gestão do prefeito Sergio Vidigal ao receber a notícia da assinatura da Ordem de Serviço, que tinha o objetivo reduzir os impactos da iluminação já para a próxima temporada reprodutiva das tartarugas marinhas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA