26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Saiba como ser um voluntário em parques estaduais

O programa surgiu devido a uma demanda da sociedade, principalmente de estudantes universitários à procura de experiências na área ambiental

Os parques estaduais de Forno Grande, no município de Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins; e Cachoeira da Fumaça, em Alegre, estão participando do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC).

Com inscrições permanentemente abertas, o programa capacita voluntários para atendimento aos turistas, sensibilização do público visitante quanto à consciência ecológica e apoio técnico aos visitantes em Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

- Continua após a publicidade -

“Esses três parques têm o programa de voluntariado, mas todos os parques estaduais estão aptos a receber o programa”, ressalta Terence Jorge Ramos, agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema.

O Programa de Voluntariado surgiu devido a uma demanda da sociedade, principalmente de estudantes universitários à procura de experiências na área ambiental. O programa, porém, está aberto a pessoas de diferentes áreas.

“É uma troca de experiência incrível, pois aprendemos com os voluntários. Isso tem funcionado bastante, principalmente na sensibilização ambiental dos visitantes e das comunidades do entorno”, relata Ramos.

“A pessoa interessada pode se inscrever a qualquer momento para a unidade que desejar, no período que for adequado para ela. A unidade avalia a proposta e, caso tenha interesse, chama a pessoa”, informa.

Experiência de voluntariado

Voluntária do Parque Pedra Azul, a estudante universitária Julia Pepaz, de 25 anos, saiu de Venda Nova do Imigrante para colocar em prática o que aprendeu na licenciatura e bacharelado em Biologia. “Logo que soube da existência do programa, num grupo de mensagens, me inscrevi. Comecei a ser voluntária no dia 7 de janeiro e hoje está sendo meu último dia. Há mais duas voluntárias comigo e a experiência é muito enriquecedora, principalmente o contato com o público visitante”, conta.

“O contato com o público foi muito bom. Ganhava o meu dia quando conseguia conscientizar os turistas para perceberem a importância do respeito ao meio ambiente”, destaca.

Em 31 de janeiro, duas turmas foram encerradas nos Parques de Forno Grande e Pedra Azul. A turma de voluntários para o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, continua até o Carnaval.

Uma nova turma já tem data para iniciar, no Parque Estadual Forno Grande, a partir do final de fevereiro, com quatro voluntários. Saiba como se inscrever no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC): https://bit.ly/2MlDYVK

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA