Programa Vetor trouxe o tema inovar para o dia a dia do banco, estimulando soluções e compartilhando conhecimentos
Por Redação
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é finalista do Prêmio Inoves, voltado ao serviço público, com o Programa Vetor, um projeto de inovação interna que busca soluções para desafios organizacionais. A votação popular está aberta até o dia 25 de novembro. A iniciativa integra a estratégia do banco de aprimorar processos e responder de forma mais ágil às demandas do mercado.
Em instituições financeiras, a inovação interna é essencial para melhorar a eficiência, reduzir custos e ampliar a competitividade. “O programa proporcionou uma mudança na percepção do ato de inovar, trazendo o tema para o dia a dia das atividades. Os protótipos desenvolvidos pelos grupos se transformaram em projetos estruturantes e gerenciais no banco e atualmente estão em desenvolvimento para implantação”, explicou a coordenadora de Inovação do Bandes, Lorena Gladys.
O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da startup Catálise, especializada em design participativo.
O Inoves é uma premiação que tem por objetivo reconhecer e incentivar projetos inovadores desenvolvidos de forma colaborativa por equipes que trabalham no serviço público capixaba, contemplando assim profissionais do Executivo Estadual, Municipal e também de outros Poderes.
Desde 2005, ano da primeira edição do prêmio, o Inoves já contou com a inscrição de mais de 3 mil projetos. Neste 2024, a premiação traz como slogan a campanha “Comunidade de Pessoas Inovadoras”. A temática visa homenagear o conjunto de profissionais que inovam diariamente no serviço público capixaba.