26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Prodfor: Premiação destaca os melhores fornecedores do Estado

O programa completa 25 anos e é uma ação conjunta de empresas capixabas para a qualificação e certificação de fornecedores

O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) comemora 25 anos em 2022. Somente no ano passado, 14 empresas foram certificadas e 62 recertificadas. Na quinta-feira (10), foi realizada a premiação das que se destacaram durante as auditorias.

O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para as certificadas e premiadas e teve formato on-line para os demais participantes, em razão de medidas de segurança sanitária.

- Continua após a publicidade -

Objetivos do Prodfor

O Prodfor é promovido por grandes empresas do Estado, chamadas de mantenedoras, com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). É reconhecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como o maior e melhor programa do país para desenvolvimento e qualificação de fornecedores locais de bens e serviços.

Entre seus objetivos está a promoção da melhoria e da modernização das organizações, estimulando a adoção de padrões internacionais de gestão. “O Prodfor exerce papel decisivo para melhorar a produtividade das empresas, abrir mercados e fortalecer a indústria capixaba”, destacou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Vantagens do Prodfor

Entre suas vantagens estão: adequação a uma única sistemática para qualificação de fornecedores; redução do esforço e de custo de implantação de sistemas de gestão, obtendo a melhoria na organização e condições de fornecimento; clareza nos critérios adotados para qualificação de fornecedores; e utilização do Sistema de Gestão para ampliação do mercado de atuação.

Trabalhei por 12 anos no IEL do Paraná e realmente o Prodfor é um Programa conhecido nacionalmente. São empresas que se transformaram e buscaram cada vez mais o seu posicionamento, através do programa”, disse Alessandro de Castro, novo superintendente do IEL-ES.

Desafios em 2022

Prodfor: Premiação destaca os melhores fornecedores do Estado
A presidente da Findes, Cris Samorini, participou da premiação. Foto: Thiago Guimarães/Findes

Além da busca por novos fornecedores para adesão ao programa, a coordenadora do Prodfor em 2022, a head de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela, lista alguns desafios para este ano.

“Este ano vamos fazer uma formação de auditores nas mantenedoras. Outro desafio é diversificar o programa de desenvolvimento. Queremos trazer algum programa de entrada para empresas menores”, comentou.

Para ela, é nítida a diferença entre as empresas que participam do programa. “Existem empresas que estão há mais de 20 anos no programa, porque enxergam valor. Há até quem nunca vendeu para as mantenedoras, mas está no programa, porque acredita na possibilidade de organizar sua empresa e ganhar competitividade”, afirmou.

Empresas Capixabas

O Prodfor é uma ação conjunta de grandes empresas atuantes no Espírito Santo. São mantenedoras do programa as seguintes organizações: ArcelorMittal; Chemtrade; EDP Espírito Santo; Petrobras; Samarco; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES); Sicoob-ES; Suzano; Vale; e Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA