26.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro, 2021

Primavera: propriedades de flores ajudam na rotina de saúde e beleza

A farmacêutica Olga Martins explica que as flores compõem a fórmula de produtos e cosméticos com propriedades poderosas para a saúde e cuidados

Por Munik Vieira

Dias ensolarados intercalados com dias de chuva marcam a chegada da primavera. O clima ameno é o preferido daqueles que amam a estação mais florida do ano. O movimento da natureza é perceptível: novas flores, novas folhas, novos frutos!

A primavera, sem dúvidas, é um período de renovação e cuidado. Protagonistas da estação, as flores compõem a fórmula de diversos cosméticos e produtos, trazendo não apenas perfume, mas propriedades poderosas para manter uma rotina de beleza e cuidados. A farmacêutica e gerente de laboratório da Mônica Manipulação, Olga Martins, explica os benefícios.

“Tem uma série de flores e plantas que têm seu extrato utilizado porque seus componentes trazem muitos benefícios para saúde e no tratamento da pele. As flores concentram a maior parte dos ativos de uma planta, possuem efeito calmante, anti-inflamatório, clareador e até hidratantes”, explica a farmacêutica.

Propriedade das flores

Camomila: O extrato de camomila na versão glicólico tem ação emoliente, cicatrizante, suavizante, lenitiva, refrescante, anti-inflamatória, descongestionante, protetora dos tecidos, anti acneica. “No quesito saúde a camomila auxilia na insônia, dor de cabeça e desconforto gastrointestinais”, afirma.

Lavanda: o óleo essencial de lavanda alivia tensão nervosa, estresse e insônia. “Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne e picadas de insetos”.

Margarida: As propriedades da margarida incluem sua ação adstringente, anti-inflamatória, expectorante, calmante e diurética.“A margarida também é um clareador natural de alta eficácia utilizado em cremes”.

Calêndula: possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. “O extrato glicólico de calêndula é usado no tratamento da acne, irritações cutâneas, queimaduras superficiais, contusões, picadas de insetos, no tratamento de feridas purulentas e de difícil cicatrização, na prevenção de assaduras nas crianças, nas dermatites esfoliativas”, conta.

Flor de sabugueiro: Segundo Olga, há produtos com extrato da flor de sabugueiro que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, “com a capacidade de redução de olheiras, bolsas e inchaços ao redor dos olhos”, disse.

Orquídeas: O extrato da orquídea é muito usado na indústria de cosméticos. “Possui propriedades Antioxidantes, Cicatrizantes e Hidratantes”, disse

Hibisco: É rico em antocianinas, cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, magnésio, polifenóis, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 e C, entre outros nutrientes. “O consumo dessa flor é muito comum em chás. Possui efeito diurético e contribui para o processo de digestão”.

Malva: têm propriedades anti-inflamatórias, laxantes, cicatrizantes, calmantes, digestivas e expectorantes. “O extrato glicólico malva é útil para aumentar a capacidade de cicatrização, tem efeito analgésico, que ajuda a aliviar a dor, e é capaz de estimular o sistema imunológico para proteger o corpo contra infecções”.

A farmacêutica comenta que grande parte das flores são ricas em substâncias que combatem os radicais livres, agentes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, e tem efeito anti-inflamatório. “Inclusive o extrato de diversas flores são encontradas em produtos manipulados, mas é importante sempre procurar orientação de especialista para o uso”, lembra Olga Martins.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade