- Continua após a publicidade -

Banco Central: previsão de inflação para 2018 cai pela 5ª semana seguida

A previsão do mercado financeiro foi divulgada pelo Banco Central por meio do Boletim Focus e está abaixo do centro da meta de inflação.

Esta é a quinta semana seguida de queda na previsão de inflação para 2018. O boletim Focus mostra que a expectativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano passou de 3,73% para 3,70%. A publicação periódica do Banco Central (BC) mostra os principais indicadores econômicos.

A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação foi levemente reduzida do centro da meta (4,25%) para 4,24%.

Para alcançar a meta, o banco usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, ela está em 6,75% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida. Isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

- Continua após a publicidade -

Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato. O controle à inflação é reduzido por causa do incentivo à produção e ao consumo.

De acordo com a previsão das instituições financeiras, a Selic encerrará 2018 no atual patamar e subirá ao longo de 2019.

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, subiu pela terceira vez seguida, ao passar de 2,89% para 2,90%.

Leia Mais

Sua empresa está pronta? Nova NR-1 muda regras...
Ouro sobe 1,14% após acordo preliminar entre EUA...
Mercado eleva previsão da inflação para 5,04% em...
Brasil preso à armadilha dos juros altos
Mito ou verdade: será que sempre chove no...
Petrobras eleva gasolina em R$ 0,04 para distribuidoras
Tesouro Direto: entanda como irá funcionar o investimento
As 8 cidades do ES líderes em vagas...
Dólar sobe com temor global e pressão do...
Rentabilidade do SFN ficou estável no fim de...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -