Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil estão abertas

Foto: Reprodução

As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil serão abertas nesta terça-feira (16)

Professores de escolas públicas desde a creche até o ensino médio, podem participar da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil, cujas inscrições começaram nesta terça-feira (16) e seguem até 31 de maio.

O objetivo do prêmio é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

As categorias do prêmio são: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem Criativa.

Etapas

O evento conta com a premiação em três fases. Na etapa estadual, são 486 premiados, dos quais 162 seguem para a próxima etapa, a regional. Na fase regional, há um vencedor por categoria, por região, totalizando 30 vencedores.

A etapa final, nacional, contempla seis vencedores, sendo um de cada categoria. Os professores vencedores da fase regional participarão do evento final, com todas as despesas de viagem custeadas pelo Ministério da Educação, além de ter suas experiências publicadas na página do prêmio.

O resultado final dos ganhadores deste ano será divulgado no dia 28 de novembro em Cuiabá (MT). Serão distribuídos R$ 278 mil em prêmios aos educadores, além de uma viagem para os seis vencedores nacionais e seus respectivos coordenadores pedagógicos, totalizando 12 pessoas.

A professora Vandete Pereira Lima foi uma das ganhadoras do prêmio no ano passado. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ganhadora

No ano passado, a professora da Escola Classe 8, do Cruzeiro, em Brasília, Vandete Pereira Lima, foi uma das ganhadoras do Prêmio Professores do Brasil. O projeto “Uma mensagem para você”, desenvolvido nas turmas de alfabetização, teve o intuito de incentivar os estudantes a ler e escrever. para isso, ela usou algo bastante comum nos dias de hoje: o formato de mensagens enviadas pelo celular.

Com o projeto, mais de 80% da turma demonstraram avanços nos objetivos de leitura, escrita, pontuação e uso de linguagem multimodal. “Parece uma ideia super simples, mas é altamente motivadora para nossos problemas. Hoje, a solução para nossos problemas é a criatividade”, disse a professora.

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