Dia da Água: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”
Por Rafael Goulart
A preservação do ciclo da água é um dos maiores desafios para as autoridades de todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cerca de 960 milhões de pessoas no mundo já sofrem com a escassez do recurso e a estimativa da instituição é que o número de atingidos suba até 2030 e fique entre 1,7 e 2,4 bilhões de pessoas em todo o mundo.
Para conscientizar a população sobre a importância e como preservar as reservas hídricas e o ciclo d’água, no dia 22 de março de 1992, a Onu a Declaração Universal dos Direitos da Água. A partir do ano seguinte (1993), a data passou a comemorada como o Dia Mundial da Água e conta com uma temática diferente a cada ano. Em 2023 o tema é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”.
Na Grande Vitória, as prefeituras preparam programação com ações de conscientização ambiental e aproximação das crianças com o tema.
Vila Velha
A Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha realiza nesta quarta (22) ações de conscientização para 600 alunos da rede municipal. As atividades incluem Cineclube temático e oficinas. O evento acontece no espaço Estação Cidadania, no bairro Ilha das Flores.
A prefeitura também promove uma campanha de mobilização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Durante o evento haverá o “peixe-lixeira”, uma estrutura de metal onde a comunidade escolar poderá depositar garrafas PET e embalagens longa vida que serão encaminhados para a Associação de Catadores (Revive) contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“A data já é normalmente trabalhada em sala de aula e, como forma de dar um suporte pedagógico, encaminhamos uma proposta de atividades lúdicas e educativas sobre a temática, com orientações também para que cada unidade possa montar seu próprio Cineclube Ambiental”, frisou Tainá Guimarães, coordenadora de Educação Ambiental.
Programação:
MATUTINO
7h40 – Acolhida dos alunos na Estação Cidadania
8h – Cineclube Ambiental e contação de história
9h30 – Intervalo / Lanche
9h50 – Oficina “Toda gota conta”
10h50 – Encerramento das atividades
VESPERTINO
13h40 – Acolhida dos alunos na Estação Cidadania
14h – Cineclube Ambiental e contação de história
15h30 – Intervalo / Lanche
15h50 – Oficina “Toda gota conta”
16h50 – Encerramento das atividades
Viana
Semana Municipal da Água, de 20 a 24 de março com alunos da rede municipal de ensino, membros da 3ª idade e da APAE de Viana.
Programação:
Quarta-feira (22) – Terceira Idade
Matutino: Grupo Carinhoso (Viana Sede)
Vespertino: Grupo da Terceira Idade de Vila Bethânia
Quinta-feira (23) – Ensino Médio
Matutino: CEEFMTI Ewerton Montenegro Guimarães Vespertino: IFES Viana
Sexta-feira (24) – APAE e SERVIDORES DA PMV
Matutino: APAE
Vespertino: Servidores da Prefeitura Municipal de Viana
Serra
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou palestras, sobre a importância dos recursos hídricos destacando a importância de evitar desperdícios e poluição, para crianças do município na manhã desta quarta-feira (22). Também foram dadas dicas sobre a prevenção da dengue.
Foi realizada também pela prefeitura a Campanha Praia Limpa, que faz abordagem dos banhistas em diferentes praias, para que se atentem aos descarte correto dos resíduos gerados.
O projeto Lixo Fora d’água recebeu especial visibilidade no Dia da Água, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A intenção do projeto é fazer um levantamento para conhecer a origem dos resíduos que aparecem nas praias e lagoas, para que se realizem ações mais assertivas de saneamento.
“A água é um recurso fundamental e indispensável a vida. Atualmente nossos maiores desafios são o desperdício e a poluição dos recursos hídricos, por isso a importância de palestras como a de hoje, para que alunos entendam e levem a informação para suas casas de que a água vai além da questão ambiental, mas é também um problema social e econômico”, explica a Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Serra, Isis Rangel Garcia Menezes.
Deve-se destacar o Projeto De olho no Óleo, que já acontece e tem como objetivo sensibilizar os cidadãos a não descartar o óleo usado nas pias, redes de drenagem e solo, afinal, 1 litro de óleo pode contaminar mais de 20 mil litros de água.
Vitória
A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) preparou uma programação com várias atividades que serão trabalhadas durante a “Semana Municipal da Água”, de 19 a 25 de março.
A abertura da Semana da Água ocorreu no parque Gruta da Onça, no Centro da capital, na terça-feira (21) com participação de alunos da rede pública. No local, eles conheceram a história do surgimento do parque a partir do Chafariz da Capixaba, visitaram a nascente e o curso d’água que fica dentro da unidade e caminharam pelas trilhas históricas.
“A Semana da Água tem o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e a sociedade. Por isso, preparamos uma programação voltada à educação ambiental para mostrar que atitudes do dia a dia podem fazer a diferença”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.