22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Porto de Vitória: 1º contrato após a privatização e recorde de escória

Foi assinado pela atual concessionária o 1º contrato após a privatização do Porto, que bateu recorde de escória neste final de ano

Amanda Amaral

Neste final de ano, o Porto de Vitória fechou seu 1º contrato após a privatização e bateu recorde de escória. O acordo com a empresa TechnipFMC é para a Base de Vitória (BAVIT), e implica no acréscimo de área negociada, o que permite a duplicação da capacidade produção no local.

- Continua após a publicidade -

Com validade de 5,5 anos, o contrato foi assinado pela atual concessionária do Porto de Vitória, que foi privatizado há pouco mais de três meses. Atualmente, o FIP Codesa, fundo de investimento gerido pela Quadra Capital, é o acionista majoritário e controlador da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

Os impactos positivos serão observados dentro e fora dos limites do Porto, segundo comunicado emitido pela companhia, e contribuirão para a consolidação do Espírito Santo como uma base logística extremamente competitiva no segmento de apoio offshore.

após a privatização
O navio Santa Inês no Cais de Atalaia, na margem em Vila Velha. Foto: Divulgação/Codesa

Recorde de escória

Recentemente, o Porto de Vitória bateu mais um recorde, desta vez, de escória. No dia 06 de dezembro, o navio Santa Inês desatracou do Cais de Atalaia, na margem Vila Velha, com 53.190 toneladas, batendo as 44 mil toneladas registradas em setembro de 2020. A operação também registrou outro marco, que foi a segunda manobra-teste de saída com calado mínimo de 11,5 metros e máximo de 12 metros, restando ainda mais duas.

O Santa Inês saiu com 12 metros de calado. Com a conclusão futura das manobras e aprovação dos testes pela Capitania dos Portos do Espirito Santo, o Porto de Vitória poderá operar com maior volume de carga por embarcação, devido ao aumento de calado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA