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domingo, 28 abril, 2024

Porto de Vitória: desembarque de veículos cresce 29%

Além da alta nos números, o desembarque de veículos propiciou uma operação inédita no Porto de Vitória 

Por Amanda Amaral

Cresce o número de veículos desembarcados no Porto de Vitória. Em 2022, foram desembarcados 64.514 automóveis, 14.793 a mais que no ano anterior, ou seja, um crescimento de 29%. Em 2021, houve o desembarque de 49.721 unidades passaram pelos berços da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

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O mês de outubro de 2022 foi o mais movimentado com 6.746 veículos. A principal origem foi a Argentina, com 27.192 carros, seguido pela China (8.258), Uruguai (7.280), Alemanha (6.667), Bélgica (4.692), México (4.094), Estados Unidos (2.047), entre outros.
A carga foi operada por 158 embarcações no ano passado, contra 132 atracações em 2021.

Ambiente de negócios

Segundo o diretor comercial do Porto de Vitória, Pedro Benevides, o crescimento expressivo na movimentação de veículos reforça a vocação do Espírito Santo na operação desse tipo de carga. “Os benefícios fiscais aliados à produtividade do nosso complexo portuário têm atraído cada vez mais empresas para o Estado”, sublinhou Benevides. Para a gerente comercial Raquel Guimarães, “os dados operacionais demonstram que, cada vez mais, abrimos uma janela para um ótimo ambiente de negócios e oportunidades”.

desembarque de veículos
Região do Porto de Vitória, no centro da capital do Estado. Foto: Jhonatan Blendon

Ineditismo em operação

Mais de 300 unidades de veículos de diversas montadoras desembarcaram no Porto Vitória por meio de uma operação inédita no Brasil. A descarga dos veículos foi realizada no terminal Log-in TVV e com contêineres tipo flat rack e high cube.

A ação aconteceu no último dia do ano de 2022. O modelo inovador de transporte e movimentação utilizou mais de 100 contêineres, no formato de 48 pés, feito para empilhar carros nos porões, como engradado.

Cada equipamento comporta três veículos. O navio foi o Tian Shou, de carga de projeto e/ou carga geral, do armador Cosco Shipping. Segundo a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), essa é uma operação especial.

Isso poque o comum é o transporte de carros em navios no tipo Roll-on Roll-off – quando veículos e máquinas entram e saem da embarcação pelos próprios meios (sobre suas rodas). A operação foi de transbordo direto, entre a cidade de Taicang, na China, e Vitória, no Brasil, totalizando 38 dias de transit time.

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