- Continua após a publicidade -

AGU pede que financiadores de atos golpistas paguem R$20,7mi

O valor definido pela AGU considera os prejuízos causados no STF, Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que 54 pessoas, três empresas de transporte, uma associação e um sindicato sejam condenados a pagar R$ 20,7 milhões pelos protestos golpistas do dia 8 de janeiro passado na Praça dos Três Poderes. Trata-se do primeiro pedido de condenação definitiva pelos atos de vandalismo. A AGU move outras quatro ações contra suspeitos de financiar ou participar das manifestações extremistas. 

O pedido atinge pessoas e empresas envolvidas no fretamento dos ônibus que levaram manifestantes a Brasília para participar dos atos golpistas. A Associação Direita Cornélio Procópio e o Sindicato Rural de Castro (PR) também estão no polo passivo.

O documento foi enviado à Justiça Federal do Distrito Federal e afirma que todos tinham “consciência” do risco de violência. A AGU menciona as publicações feitas para chamar os manifestantes, que já faziam referência a uma “tomada de poder”.

- Continua após a publicidade -

“Fato que demonstra uma articulação prévia ao movimento com finalidade não ordeira, sendo o financiamento do transporte um vetor primordial para que ele ganhasse corpo e se materializasse nos termos ocorridos”, diz um trecho do pedido.

“Num regime democrático, como no sistema brasileiro, contraria os costumes da democracia e a boa-fé a convocação e financiamento de um movimento ou manifestação com intento de tomada do poder, situação essa que evidencia a ilicitude do evento ocorrido”, acrescenta a AGU.

O valor cobrado na ação considera os prejuízos causados no Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal. O montante ainda pode ser majorado, porque os cálculos sobre a destruição provocada pelos vândalos ainda não foram concluídos.

Com informações de Agência Estado

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Justiça no ES: ação foca em demandas do...
BTG/Nexus: no 2º turno, Lula tem 47% e...
Torcida do Peñarol quebra cadeiras do Engenhão após...
Advogada explica novas regras do vale-refeição; entenda
Bolsonaro terá pena reduzida para dois anos e...
TJES e ArcelorMittal firmam parceria social
Genial/Quaest: Lula fica à frente de Flávio no...
Torcedores do Peñarol saqueiam quiosques, entram em conflito...
Presidente da CPMI do INSS diz que vai...
Justiça da Argentina manda extraditar cinco brasileiros condenados...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -