Uma pesquisa realizada pelo instituto revelou que o aumento tem sido gradual
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira (25) que a expectativa é que a população brasileira continue aumentando e que chegue a 233,2 milhões de pessoas em 2047. As informações são da Agência Brasil.
A projeção faz parte da Revisão 2018, que estima os padrões demográficos de crescimento da população do país ano a ano, por sexo e idade para os próximos 42 anos.
Entretanto, a partir deste ano, entrará em declínio gradual chegando a 228,3 milhões em 2060. Um dos fatores para que isso ocorra é a redução migratória antes de 2048 em Estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Norte.
Já Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre, não terão queda nas suas populações, de acordo com o IBGE. Isso porque esses Estados possuem saltos migratórios positivos e/ou têm taxas de fecundidade total mais elevadas.
Fatores
O IBGE revelou ainda que fatores como a taxa de fecundidade pode afetar este resultado. Em taxa para 2018 é 1,77 filho por mulher. Quando chegar a 2060, o número médio de filhos por mulher poderá cair para 1,66. Além disso, a idade média atual é de 27,2 anos, mas poderá aumentar para 28,8 anos, em 2060.
Outro índice que tem grande representatividade é a idade. A média de idade da população brasileira é 32,6 anos em 2018. Os estados da Região Norte, Alagoas e Maranhão têm a média em 30 anos. Para o instituto, o estágio avançado da idade pode ser medido por meio do índice de envelhecimento da população.
Expectativa de vida, dependência e imigração também são índices relevantes e considerados pelo IBGE como influenciadores.