31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Polícia penal do Estado vai usar câmera no uniforme

As câmeras corporais têm tecnologia de localização por GPS e podem gravar até 100 horas de áudio e vídeo

Por Regina Trindade

Os policiais penais do Espírito Santo vão passar a fazer uso de câmeras corporais em ocorrências de contenção e intervenção nos presídios. A medida foi regulamentada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça (Sejus). De acordo com o governador Renato Casagrande, as câmeras protegem o servidor e ampliam a transparência. 

- Continua após a publicidade -

“Será um instrumento que ajudará o nosso policial penal durante seu trabalho. O Governo segue investindo forte em tecnologia em segurança pública, dando melhores condições de trabalho para que nossos operadores sigam obtendo os melhores resultados possíveis, como os registrados nos últimos quatro anos, reduzindo a população carcerária ao passo que tivemos os menores índices de homicídios da série histórica”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante evento no Palácio Anchieta, em Vitória.

Serão 70 equipamentos distribuídos para as 36 unidades prisionais e para a Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e Diretoria de Operações Táticas (DOT). As câmeras corporais representam um investimento de R$ 230 mil e têm tecnologia de localização por GPS e podem gravar até 100 horas de áudio e vídeo. Os policiais penais passaram por um treinamento de capacitação, realizado pela Escola Penitenciária do Espírito Santo (EPEN) para a utilização das câmeras.

Para o secretário de Estado da Justiça, André Garcia, a utilização das câmeras corporais demonstra transparência nos atos realizados pelos policiais penais.

“É o auxílio da tecnologia como forma de legitimar condutas ligadas à segurança pessoal, patrimonial e institucional, preservando os interesses, direitos e deveres dos servidores e custodiados. A ferramenta é, sem sombra de dúvida, uma forte aliada para a proteção do policial penal durante o exercício de suas atividades, sendo também capaz de inibir ou minimizar o uso da força, o que contribui para uma solução mais pacífica dos conflitos”.

A Secretaria da Justiça vai fazer o armazenamento das imagens e atender às demandas dos órgãos de controle interno e externo sempre que necessário.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA