19.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Polícia e EDP descobrem furto de energia em quiosque de Bicanga

Agentes flagraram ligação direta do estabelecimento à rede de distribuição elétrica da EDP, prática conhecida popularmente como ‘gato’

Por Otávio Gomes*

Agentes da Polícia Civil e Peritos da EDP encontraram uma ligação irregular à rede de energia em um quiosque na Praia da Bicanga, na Serra, durante inspeção na última quarta-feira (19). A responsável pelo estabelecimento foi autuada em flagrante e levada para a Delegacia Regional de Vitória.

- Continua após a publicidade -

A inspeção do local foi feita por agentes da Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Vitória, que encontraram uma ligação direta na rede elétrica da EDP ao quadro de distribuição do quiosque. A ação é enquadrada como furto de energia, crime previsto no Artigo 155 do Código Penal (CP), sujeita a pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa.

Além de ser uma prática criminosa, o furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica, levando à queda no fornecimento de energia ou instabilidades que resultam em danos a equipamentos elétricos.

A responsável pelo estabelecimento também terá que arcar com a cobrança proporcional a energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme a regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

*Sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA