24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Polarização ou predefinição na nova bancada da ALES?

Seguindo a tendência da cena nacional, a bancada eleita capixaba eleita para próxima legislatura da Ales se mostra bem definida

Por Redação Next Editorial

Apesar de uma grande corrente de analistas e personagens do mercado político apostarem em um fortalecimento inequívoco do conservadorismo e “da Direita” nas bancadas do legislativo como resultado das eleições 2022, ao se observar mais atentamente a bancada capixaba na Assembleia Legislativa, existem ponderações importantes que devem ser feitas.

- Continua após a publicidade -

Se por um lado o PL (Partido Liberal) fez a maior bancada no pleito de 2022 para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, com cinco parlamentares: Capitão Assumção, Lucas Polese, Del. Danilo Bahiense, Callegari e Zé Preto, e o Partido Republicanos, om viés ideológico e político semelhante em segundo lugar, com quatro representantes: Sergio Meneguelli, Hudson Leal, Alcântaro e Bispo Alves. Os partidos de esquerda não estão mortos ou esmorecidos a ponto de serem subestimados.

O que poderia indicar uma predominância de um viés conservador de direita naquele plenário implica em ponderações tais como: observar que mesmo atravessando todas as derramas que atravessou, o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu dois parlamentares: João Coser e Iriny Lopes e pela primeira vez, aquele plenário contará com uma deputada do PSOL, Camila Valadão. Ou seja, não há que se dizer que existe onça morta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA