27.1 C
Vitória
sábado, 14 DE dezembro DE 2024

Poeta, um artista das palavras

A data de 20 de outubro celebra uma justa e inequívoca homenagem a esse ser fabuloso que nos traduz a vida: o poeta

Por Manoel Goes Neto

A poesia, é considerada como uma das sete Artes Tradicionais. O poeta transforma, resiste, sensibiliza. Esta data, 20 de outubro, celebra o profissional Poeta, o artista.

O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extraoficial, não há uma lei que oficialize o dia 20 de outubro como Dia do Poeta. A data foi escolhida no ano de 1976, em São Paulo, através do surgimento do Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro, Paulo Menotti Del Picchia. Uma homenagem a esse momento ímpar para os poetas do Brasil.

Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz. Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, consideradas como uma das Sete Artes. A poesia, antigamente, era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

- Publicidade -

Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial. A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847. Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

A data de 20 de outubro celebra uma justa e inequívoca homenagem a esse ser fabuloso que nos traduz a vida: o poeta. Que usa de sua criatividade, inspiração e talento para descrever os sentimentos, a natureza, os comportamentos humanos e as danações do tempo. O Brasil tem produzido, ao longo destes séculos, centenas de poetas/escritores que são lidos e admirados em todo mundo, a exemplo de Machado de Assis, Castro Alves, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Chico Buarque, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Vinicius de Moraes, Adélia Prado, Cecilia Meireles, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, dentre outros.

LEIA MAIS
Espírito Santo: Um hub estratégico para o setor offshore Espírito Santo: Um hub estratégico para o setor offshore - A Gavea Group tem se consolidado como um dos principais players do setor offshore e longo curso, fortalecendo sua atuação em operações de longo curso
2025: crescimento sem futuro? 2025: crescimento sem futuro? - O atual ciclo de crescimento oferece uma oportunidade única. Mas estaremos aproveitando este momento para construir um futuro diferente?

O objetivo principal desta data comemorativa é incentivar a leitura, a escrita e a produção de obras nacionais. Sabe-se que o setor artístico-literário é um campo restrito, com pouco ou quase nenhum investimento público, sobretudo para aqueles pequenos e médios escritores (poetas, romancistas, contistas, etc.) que muitas vezes, precisam arcar de maneira desproporcional com a sua publicação. Este cenário, nos últimos dois anos foi modificado, devido ao grande número de editais e leis de incentivo à literatura, a disposição também para os escritores que desejam publicar pela primeira vez suas obras, fortalecendo ainda mais a potente produção de poesias realizadas aqui em terras capixabas. “Talvez os poetas estejam certos. Talvez o amor seja a única resposta” – Woody Allen

Manoel Goes Neto é escritor, produtor cultural e diretor no IHGES

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba