22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 dezembro, 2021

Pneumonia em tempos do novo coronavírus. O que fazer?

A pneumonia é a principal causa de morte de crianças de até cinco anos no mundo. E com o novo coronavírus, como proceder? Saiba mais!

Com a aproximação do inverno, surge o alerta para as doenças respiratórias e entre elas, a pneumonia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pneumonia é a principal causa de morte de crianças de até cinco anos no mundo. Aqui no Brasil, o fator se inverte: os maiores de 60 anos são a maioria dos casos.

Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), muitos ficam com dúvidas em relação a estar com pneumonia, ou com o vírus que tem se propagado no mundo inteiro. Os sintomas de tosse, febre e falta de ar são os mesmos para os dois tipos.

swab
A coleta do material é feita por meio do Swab, espécie de cotonete. – Foto: Reprodução

De acordo com a pneumologista Jéssica Polese, “a pneumonia comum, a que já conhecemos – é a bacteriana –  e seu tratamento é feito por meio de antibióticos. Já a viral, como a que está ocorrendo com o novo coronavírus, tem um grau de inflamação enorme, atingindo além dos alvéolos pulmonares, os interstícios, regiões entre os vasos e alvéolos”.

A médica informa que para diferenciar o diagnóstico são feitas imagens tomográficas e coleta por meio de ‘Swab’, um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos.

“O mais importante no momento é, para quem pode, respeitar o isolamento e a qualquer sintoma mencionado acima, procurar uma unidade de saúde”, alerta a médica pneumologista.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade