31.6 C
Vitória
sábado, 7 DE dezembro DE 2024

Piores países para motoristas: Brasil é o 2º do ranking

A taxa de mortalidade em acidentes nas estradas brasileiras e o alto custo de manutenção não favorecem os motoristas no Brasil

Um estudo feito pelo site inglês Compare The Market, a partir de dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revela que o Brasil é o segundo pior país do mundo para quem dirige. O campeão desta lista nada animadora é a Rússia.

Porém, o estudo leva em conta aspectos que vão além dos níveis de congestionamentos (que também entram na análise). Um dos aspectos listados é o custo de manutenção do veículo em relação à renda média da população. Outro é qualidade das vias urbanas e das estradas. Por fim, entra na conta o índice de mortalidade em acidentes de trânsito.

Segundo o estudo, a Rússia tem os piores índices de conservação de estradas (2,9) e de congestionamentos (37%). Além disso, registra uma das mais altas mortalidade em acidentes do estudo. São, em média, 12 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas, de acordo com o levantamento.

No caso do Brasil, contribuem com a péssima colocação a baixa qualidade das estradas (3,1). Além disso, o índice de congestionamento registrado em grandes cidades, de 28%, é um dos maiores do mundo. A taxa de mortalidade em acidentes nas estradas brasileiras (16 para cada grupo de 100 mil pessoas) e o alto custo de manutenção em relação à renda (26%) não favorecem os motoristas que dirigem veículos no território brasileiro.

- Publicidade -

Em terceiro lugar na lista dos piores está o México. Depois vêm África do Sul e Irlanda, na quarta e na quinta posições, respectivamente. Grécia, Hungria, Polônia, Chile e República Checa, nessa ordem, completam o ranking dos dez piores locais do planeta para quem dirige.

Os melhores

Porém, o estudo não focou apenas o lado negativo dos dados. O Compare The Market também listou os melhores lugares do mundo para motoristas. Vale lembrar que o levantamento não faz distinção entre quem exerce atividade profissional e quem utiliza o veículo apenas para deslocamentos particulares.

O mais bem avaliado foi a Dinamarca. No país escandinavo foram registrados os melhores níveis de taxa de mortalidade no trânsito (3,7 para cada 100 mil pessoas) e de qualidade das estrada (5,5). O baixo índice de engarrafamentos (18%) teve fator decisivo para consolidar a liderança do ranking.

Os Estados Unidos estão no segundo lugar, e têm, como destaque, o baixo índice de engarrafamentos (14%). O custo de manutenção em relação à renda (13%) é o menor dos países que fazem parte do estudo.

Holanda, Portugal e França completam a lista dos cinco melhores. Depois vêm Finlândia, Canadá, Suécia, Alemanha, Austrália e Finlândia.

Lista dos piores lugares para quem dirige

  1. Rússia
  2. Brasil
  3. México
  4. África do Sul
  5. Irlanda
  6. Grécia
  7. Hungria
  8. Polônia
  9. Chile
  10. República Checa

Com informações de Agência Estado

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA