22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Petróleo e gás impulsionam crescimento da economia capixaba em 2023

No período de janeiro a setembro deste ano, a produção de petróleo e gás natural teve alta de 20,1% no estado

Por Marco Antonio Antolini

A indústria de extração foi a principal mola propulsora do crescimento da economia capixaba nos três primeiros trimestres de 2023. No período de janeiro a setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado, a produção de petróleo e gás natural teve alta de 20,1% no estado.  No período, a economia capixaba cresceu 4,7%.

- Continua após a publicidade -

O setor de petróleo e gás tem um peso importante na economia do estado, que aparece como um dos maiores produtores brasileiros. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias dos Espírito Santo (Findes) neste mês. 

No Estado, há duas bacias sedimentares onde acontecem a produção de petróleo e gás natural. A primeira é a Bacia do Espírito Santo, que se estende por terra e mar, de Vitória até a divisa com a Bahia. Já a outra é a porção norte da Bacia de Campos, entre a divisa do sul do Estado estendendo-se por mar até próximo à capital, Vitória.

De acordo com site Invista no Espírito Santo, o estado é o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, com 8,4% na participação da produção nacional, com cerca de 200 mil barrais de petróleo produzidos diariamente.  Também detém a quarta posição na produção de gás natural, correspondendo a 4,9% da produção brasileira. Diante destes números, o segmento de petróleo e gás é de grande importância para economia capixaba, respondendo com 24% do PIB do estado.

História

O ano de 1967 marcou a primeira descoberta de petróleo no Espírito Santo, na região de Nativo, no município de São Mateus. No entanto, este primeiro poço não apresentou viabilidade comercial para produção. Dois anos mais tarde, outro poço foi perfurado na região, quando teve início a produção terrestre no Estado.  Já a descoberta de petróleo em mares capixabas foi em 1977, a uma distância de sete quilômetros da costa, também em São Mateus. A produção marítima teve início 1978, no campo chamado Cação, na mesma cidade.

Outro marco importante para o Espírito Santo e o Brasil aconteceu em 2008, no litoral sul do estado. Neste ano, o navio-plataforma P-34 produziu, em caráter experimental, o primeiro óleo da camada pré-sal no país.  Já em 2010, fruto dessa primeira experiência, aconteceu a primeira produção comercial de óleo e gás da camada pré-sal do Brasil, com o navio-plataforma FPSO Capixaba.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA