24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Petrobras elabora primeiro Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos

Petrobras elabora primeiro Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de CamposPesquisas realizadas desde 2007 pela Petrobras, em parceria com instituições de pesquisa brasileiras e empresas fornecedoras, resultaram no primeiro diagnóstico ambiental oficial da Bacia de Campos, região situada entre o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. O Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos (PCR-BC) surgiu a partir de demanda do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e foi delineado para gerar e consolidar conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região, englobando uma área de 100 mil km². A Petrobras já entregou o relatório final das pesquisas ao Ibama, e a previsão é de que, até julho 2012, as publicações e a base de dados estejam disponíveis para todos os interessados.

O projeto possui duas vertentes principais: uma referente ao entendimento socioeconômico da atividade pesqueira e outra referente ao meio natural, denominado Projeto Habitats – Heterogeneidade Ambiental da Bacia de Campos. As informações serão transformadas em uma base de dados, pioneira no País, a fim de que possam ser úteis para a melhoria da tomada de decisão e gestão ambiental na região, além de serem transformadas em uma coleção de publicações científicas.

- Continua após a publicidade -

Ao todo, 250 pesquisadores, técnicos, professores e estudantes foram envolvidos no projeto, que, além de contribuir com informações de qualidade e agilidade para o trabalho de técnicos da Companhia, tem como objetivo também auxiliar o trabalho de técnicos do Ibama, das comunidades científicas e de outros órgãos governamentais.

Os dados foram coletados entre a costa e três mil metros de profundidade do mar, sendo possível obter uma caracterização bastante completa da Bacia de Campos. Estas pesquisas possibilitarão que a Petrobras balize ainda mais suas decisões a partir de informações ambientais científicas robustas, incorporando o conceito de sustentabilidade ambiental aos empreendimentos das atividades de exploração e produção na região.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA