24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Gases do efeito estufa são neutralizados no 5º Encontro de Inovação da Cesan

Gases do efeito estufa são neutralizados no 5º Encontro de Inovação da CesanOs gases do efeito estufa (GEE) gerados durante a realização do 5º Encontro de Inovação da Cesan, nos dias 28 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Vitória, serão neutralizados por meio do plantio de seringueiras, pelo Selo Seringueira Ambiental. A iniciativa é uma parceria da Cesan com a empresa de consultoria GA Ambiental & Créditos de Carbono e com o Instituto INCERI, fortalecendo a Companhia na busca do desenvolvimento sustentável.

Esse procedimento de neutralização dos gases será adotado em todos os eventos da Companhia. A metodologia utilizada para quantificar as emissões de GEE é de domínio do Instituto Tecnológico da Borracha – ITEB e no cálculo são levados em consideração o consumo de energia no evento, gases emitidos pelo ar refrigerado, material de divulgação, deslocamento dos palestrantes e organizadores do evento e resíduos gerados, como copos descartáveis, papéis variados e restos de alimentos.

- Continua após a publicidade -

O Selo Seringueira Ambiental serve para identificar as empresas, instituições e demais entidades, em suas diversas formas jurídicas, que investem em ações de responsabilidade sócio-ambiental. A iniciativa é fundamentada no fato de que o plantio de seringueira é uma alternativa socioeconômica atrativa, não somente aos grandes empreendedores rurais, mas também aos pequenos e médios produtores – uma vez que gera emprego e renda o ano inteiro, de forma perene e com boa rentabilidade, reduzindo o êxodo rural (ITEB, 2011).

Carbono Neutro

A neutralização dos gases do efeito estufa é uma das ações propostas pelo Projeto Carbono Neutro, que existe desde 2010 na Cesan. O projeto visa identificar e quantificar as fontes de emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa para que a Companhia possa estabelecer planos e metas de redução e gestão dessas emissões.
Além de proporcionar melhorias ao meio ambiente, o projeto fornece subsídios para a empresa avaliar oportunidades de negócios no mercado de carbono, atrair novos investimentos, ou ainda, planejar processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA