24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Petrobras distribuidora inicia expansão da rede para Linhares

Petrobras distribuidora inicia expansão da rede para LinharesA Petrobras Distribuidora iniciou as obras de construção e montagem da rede de distribuição de gás natural canalizado para Linhares. Nesta primeira fase, que deve durar 420 dias, homens e máquinas da empreiteira contratada, Azevedo & Travassos, estão trabalhando na rodovia BR-101, altura do bairro Canivete. No total, a rede no município terá 42 quilômetros de extensão, ligando a Brametal a Suco Mais.

O fornecimento de gás natural para os consumidores residenciais, estabelecimentos comerciais, indústrias e postos de GNV deve começar a ser feito a partir do segundo semestre de 2012. Enquanto durarem as obras, a Petrobras Distribuidora alerta que ruas e avenidas podem ser interditadas parcialmente, em períodos alternados. As intervenções acontecerão sempre de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, podendo ser estendidas aos domingos.

- Continua após a publicidade -

A Companhia colocou à disposição o telefone 0800 595 0197 para o esclarecimento de dúvidas e obtenção de orientações sobre o gás natural.

O roteiro das obras
As obras, que vão gerar 120 empregos diretos no período de maior atividade, serão feitas em trechos da BR-101 (bairro Baixo Quartel, nas proximidades da empresa Brametal, e bairro Canivete, próximo à Suco Mais), em ruas, avenidas e também na ciclovia (próximo aos bairros Lagoa do Meio, Palmital, São José, Linhares Cinco e Planalto). As intervenções serão anunciadas com a devida antecedência.

O que é um rede de distribuição

É a malha de tubulações de aço e/ou polietileno instalada nas grandes cidades para abastecer com o gás natural as indústrias, comércio, residências e postos de combustíveis, trazendo praticidade e vantagens ambientais para o município e sua população. Enterrado a uma profundidade de 0,9 a 2,0 metros, o gasoduto é o meio mais seguro para transportar o produto.

Métodos de construção

Antes da efetiva instalação da rede de distribuição (dutos e ramais), a Petrobras Distribuidora obtém autorização de proprietários, prefeituras, órgãos ambientais e dos Departamentos de Estrada de Rodagem do ES e DNIT.

As obras são executadas obedecendo a projetos específicos para cada caso, em conformidade com os conceitos básicos estabelecidos nos documentos do licenciamento ambiental, anuência dos órgãos públicos, sempre submetidos à aprovação da Prefeitura.

Para a instalação dos dutos são utilizados dois métodos construtivos: a tradicional escavação e o furo direcional, uma técnica não destrutiva, por meio da qual a rede é instalada sem prejudicar a superfície, já que a
tubulação ‘mergulha’ no subsolo e é ‘puxada’ até o ponto seguinte, de onde emerge e é então conectada ao trecho já assentado. Este método é utilizado em travessias de rios e brejos – como o Rio Doce e as áreas de preservação permanente (APPs) – para evitar maior impacto ambiental, e também em cruzamentos de rodovias e avenidas, evitando a interrupção do tráfego.

Segurança

Todas as obras da Petrobras Distribuidora seguem as Normas Técnicas nacionais e internacionais. Durante a execução dos trabalhos, visando à segurança da população, são colocados cones e redes de delimitação na área ao redor das operações.

Ao término da obra, serão instalados equipamentos de segurança tais como: sistema de telemetria, que permite o monitoramento do fornecimento de gás natural na tubulação por tecnologia celular; conjuntos de monitoramento da corrosão; válvulas de alívio; proteção anticorrosiva (revestimento); odorização do gás natural; além da sinalização da área onde o duto estará enterrado, por meio de marcos, placas e tachões sobre o asfalto.

A BR no Espírito Santo

Por meio de um contrato firmado com o governo do estado, a Petrobras Distribuidora recebeu a concessão para distribuir o gás natural no Espírito Santo pelo período de 50 anos (até 2043).

Desde o início da concessão, o consumo de gás natural aumentou de 400 mil m³/dia para um volume atualmente contratado de cerca 2 milhões m³/dia. A malha de distribuição – instalada nos municípios de Aracruz, Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Viana e Cachoeiro de Itapemirim – tem hoje em torno de 139,14 km de extensão.

Por ser um combustível mais eficiente, menos poluente e versátil, o gás natural ganhou espaço no mercado capixaba. Há 18 anos atuando no estado, a Petrobras Distribuidora atende hoje a 28 postos de combustíveis, 235 estabelecimentos comerciais, mais de 20 mil unidades residenciais e 34 indústrias (principalmente dos segmentos mineração, papel e celulose, siderurgia e cerâmica).

“Com a construção da rede de distribuição de gás natural canalizado para Linhares, a BR dá prosseguimento à interiorização do gás natural no Espírito Santo, disponibilizando os benefícios desta nova fonte energética para uma fatia maior da população”, afirma o gerente de Vendas de Gás Canalizado Industrial da Petrobras Distribuidora, Antonio Fernando Cesar Filho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA