21.3 C
Vitória
terça-feira, 13 DE maio DE 2025

Pequenas empresas capixabas se destacam em geração de emprego

Caged apontou que foram criados no Estado mais de 27 mil novos postos entre janeiro a outubro. 

Por Gustavo Costa

Quando o assunto é saldo de empregos criados pelos pequenos negócios, o Espírito Santo vem fazendo bonito e lidera na Região Sudeste. De janeiro a outubro deste ano, 27.702 novos postos de trabalho foram gerados pelas micro e pequenas empresas (MPE), segundo último levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As médias e grandes empresas criaram 9.391 novas oportunidades no mesmo período.

Em termos de proporção, o Espírito Santo teve saldo de 68,98 para cada mil empregos no acumulado de janeiro a outubro. Logo em seguida vem Minas Gerais, com 63,54; São Paulo com 61,05; e Rio de Janeiro, com 55,96.

O setor de serviços ficou em primeiro lugar na geração de empregos nos últimos 10 meses, com 12.343 novas vagas. O setor de construção ficou em segundo lugar, com 6.455 postos de trabalho, seguido pelo comércio (5.256) e indústria/transformação (2.935).

O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, enfatiza que o bom desempenho capixaba é um reflexo do otimismo dos empreendedores, que passaram a investir mais a partir do segundo semestre deste ano. “O Espírito Santo tem demonstrado um desempenho notável, e isso, sem dúvida, reflete o otimismo crescente de nossos empreendedores capixabas. Este é um sinal claro de confiança e uma visão positiva para o futuro do empreendedorismo no nosso Estado”, explicou.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA