27.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Pazolini é o prefeito mais bem avaliado do sudeste, diz pesquisa

Pesquisa da Atlas Intel apontou que gestão do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, é avaliada positivamente por 68% dos munícipes

Por Robson Maia

O Instituto AtlasIntel, que combina métodos quantitativo e experimentais em pesquisas, divulgou estudo sobre aprovação de prefeitos das capitais do Brasil. Os números apresentados na noite de 31 de dezembro apontam o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), como o mais bem avaliado entre os gestores das capitais do Sudeste.

- Continua após a publicidade -

Segundo o levantamento, Pazolini é aprovado por 68% da população da capital. 5% não soube responder, enquanto 27% desaprova a gestão. O capixaba tem boa vantagem em comparação com os gestores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Eduardo Paes (PSD) tem aprovação de 54% de aprovação entre os cariocas, enquanto Ricardo Nunes (MDB) tem apenas 34% de aprovação e Fuad Noman (PSD) é aprovado somente por 33%.

Instituto coloca Pazolini na liderança da corrida eleitoral

Uma pesquisa publicada pelo agregador Ipespe Analítica, e publicada em primeira mão pela CNN Brasil, projeta o atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), na liderança na corrida eleitoral pelo Executivo da capital capixaba. O mandatário tem aproximadamente 33% das intenções de voto, de acordo com o levantamento.

Os dados da ferramenta incluem 25 das 26 capitais das cinco regiões do país para as quais foram divulgadas pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais de 2024. Pazolini é um dos prefeitos em exercício que lideram as pesquisas, conforme o agregador desenvolvido pela equipe do doutor em ciência política Vinicius Silva Alves, diretor do Ipespe Analítica.

Pazolini tem apoio de 33% do eleitorado, conforme o agregador, ante 20% do ex-prefeito e pré-candidato João Coser (PT). O atual gestor da capital capixaba foi eleito com apoio de uma ala bolsonarista, mas o desenho da corrida eleitoral coloca o PL com um candidato para o próximo pleito. O deputado estadual Capitão Assumção, que aparece em terceiro, com 11%, teve a pré-candidatura confirmada e deverá aparecer como opção nas urnas em 2024.

A pesquisa ainda mostra o ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB) na quarta posição e a deputada estadual Camila Valadão (Psol) na quinta posição, estando ambos empatados com 9% das intenções de votos.

Como funciona a pesquisa?

O agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica é um algoritmo que projeta a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos. Não é apenas somar os números e obter uma média.

A metodologia usa estatística bayesiana e técnicas de aprendizado de máquina (machine learning). Leva em conta, por exemplo, o período em que as entrevistas foram feitas – quanto mais recentes, maior o peso no cálculo –, assim como o histórico dos institutos.

Trata-se de uma fotografia mais precisa do cenário eleitoral, quando comparado às pesquisas de forma individual. Isso porque, como ainda se trata de pré-candidaturas, pode haver diferença na lista de nomes apresentados aos entrevistados. Além disso, o agregador atualiza os dados tão logo seja divulgada uma nova pesquisa e permite a comparação ao longo do tempo na série histórica.

Paraná pesquisas também apontou favoritismo de Pazolini

O atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) também aparece na liderança na pesquisa de intenções de votos na disputa eleitoral pela Prefeitura de Vitória divulgada em setembro pelo Paraná Pesquisas mostrou que o chefe do Executivo tem a preferência de 33,1% dos eleitores entrevistados na capital, número similar ao divulgado pelo Ipespe Analítica.

O levantamento foi realizado na capital capixaba entre os dias 14 e 17 de setembro. A empresa de pesquisas ouviu 720 eleitores seguindo os critérios do estudo. O grau de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais.

No primeiro cenário, em que são levados em conta apenas os nomes que confirmaram a pré-candidatura, Pazolini aparece com 33,1%, à frente do ex-prefeito e atual deputado estadual João Coser (PT), que possui 20,4% das intenções de voto. Distantes, aparecem Capitão Assumção (PL), com 11%, a deputada estadual Camila Valadão (Psol), com 9,2%, o ex-prefeito Luiz Paulo, com 9%, e Tyago Hoffmann, com apenas 1,4%. 9% declaram intenção de voto nulo, branco ou nenhum, enquanto 6,1% não soube responder.

No segundo cenário, em que foram considerados nomes que não confirmaram candidatura, o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) aparece na terceira posição, com 11,7% dos votos.

A pesquisa do Paraná Pesquisas mostrou também que o petista João Coser tem a maior rejeição entre os pré-candidatos ao Executivo da capital. O ex-prefeito teve o nome desaprovado por 28,3% dos eleitores. Capitão Assumção (24,7%), Lorenzo Pazolini (18,8%), Camila Valadão (14,7%) e Luciano Rezende (12,1%) completam a lista.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA