23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Os estragos provocados pela chuva no sul do ES

Na manhã deste sábado (17), o governador Paulo Hartung sobrevoou a região  e visitou municípios mais afetados.

Não são poucos os moradores dos 19 municípios atingidos pelas fortes chuvas que chegaram ao Espírito Santo na última quinta-feira (16) que irão passar o final de semana na batalha por limpar suas casas e recuperar parte dos móveis e pertences encobertos por água e lama. Rios transbordaram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas e há registro de duas mortes em consequência dos temporais.

- Continua após a publicidade -

Para acompanhar o grau de prejuízos, a evolução dos trabalhos e identificar as ações necessárias, na manhã desta sábado (17), o governador Paulo Hartung, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, e do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fabiano Bonno, sobrevoou a Região Sul do Estado e visitou os municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, cidades mais castigadas. 

Os estragos provocados pela chuva no sul do ESFoto: Leonardo Duarte/Secom 

Em Cachoeiro de Itapemirim, o governador fez uma reunião de trabalho com prefeitos e gestores municipais da região, confirmando que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, já sinalizou ajuda ao Espírito Santo por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e acertou possibilidade de visita ao Estado. “Ontem o ministro Helder Barbalho me ligou colocando o Governo Federal à disposição. Ele quer vir ao Estado. Estamos acompanhado a situação. Aquilo que for necessário tenho certeza que o Governo Federal também irá participar e ser solidário. Este momento ainda é de avaliação. Temos que ver o quadro geral do Estado, verificar o que é necessário. Os municípios estão elaborando relatórios que serão encaminhados para a Defesa Civil Estadual. Também estamos acompanhando a evolução das chuvas para os próximos dias e semanas”, comentou Paulo Hartung.

Os estragos provocados pela chuva no sul do ESFoto: Reprodução WhatsApp

No município, o nível do rio Itapemirim chegou a 4,30 metros acima do normal, ao final da tarde de quinta-feira, transbordou, invadiu casas e obrigou mais de 600 a sair de seus imóveis. Uma pessoa morreu soterrada e um homem morreu afogado após cair em um córrego. Três pessoas morreram na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, no lado mineiro.

Os estragos provocados pela chuva no sul do ESFoto: Leonardo Duarte/Secom 

Também foram fortemente atingidas as cidades de Iconha – segundo a Defesa Civil municipal, desde 1994 não registrava uma enchente assim, com vários pontos de deslizamento de terra e queda de árvores ao longo da BR-101, estrada de acesso ao município e alagamentos de casas O Corpo de Bombeiros precisou  usar barcos para resgatar vítimas e levar alimentos – e Castelo, que registrou o maior índice de acumulado de chuvas no período de 24 horas, na última quinta-feira, quando registrou 78,27 mm. Houve registro de deslizamentos de terra nos bairros Garagem, Pouso Alto e Niterói. As rodovias de acesso ao município foram parcialmente interditadas e a cidade ficou sem energia.

Os estragos provocados pela chuva no sul do ESFoto: Reprodução WhatsApp  

Durante a reunião na manhã deste sábado. o governador falou sobre o trabalho da Defesa Civil Estadual. “Nos últimos anos avançamos com os Sistemas de Alerta que avisam sobre o aumento de volume de água no Rio Itapemirim. O Estado está com o Corpo de Bombeiros mobilizado e atuando. Na Assistência Social, nossa equipe está visitando os municípios e complementando ações da forma necessária. Na área de obras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES) está priorizando as desobstruções e sinalização das rodovias estaduais. As intervenções corretivas só poderão ser feitas ao término das chuvas”, adiantou.

Hartung fez um alerta à população sobre os prejuízos de compartilhar notícias falsas. “Obstruem e atrapalham o trabalho realizado pelas nossas equipes, que perdem energia. Em um momento deste é importante estarmos unidos e sermos solidários”, destacou.  

Os estragos provocados pela chuva no sul do ESFoto: Reprodução WhatsApp

As chuvas volumosas afetaram 19 municípios: Afonso Claudio, Mimoso do Sul, Baixo Gandu, Alegre, Rio Novo do Sul, Conceição do Castelo, Iconha, Piúma, Anchieta, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Guarapari, Brejetuba, Castelo, Ibatiba, Muniz Freire, Pancas e Jerônimo Monteiro.

Imagens: Enviadas por WhatsApp 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA