27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Onda de calor aumenta o risco de doenças oculares

Especialista alerta sobre os cuidados necessários com os olhos em dias muito quentes

Por Kebim Tamanini

Durante os dias quentes, com temperaturas elevadas e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, especialmente dos olhos, devem ser intensificados. Os raios ultravioleta (UVB) tornam-se mais agressivos nessa época, aumentando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas.

- Continua após a publicidade -

Uma pesquisa na Espanha indicou que a alternância entre temperaturas elevadas, chuvas intensas e períodos de frio intenso pode resultar em um aumento de até 36,5% em doenças oculares.

Em cidades do Espírito Santo, as temperaturas ultrapassam os 40°C, e a exposição direta ao sol provoca a evaporação das lágrimas, afetando o funcionamento dos olhos. Em casos extremos, podem surgir fotofobia, irritação e visão embaçada.

Cidades capixabas estão registrando temperaturas acima dos 40°C, clima propício para a infecção por vírus e bactérias
A médica oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Judith Azevedo explica sobre os cuidados. Foto: Arquivo Pessoal

A médica oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Judith Azevedo, afirma que as altas temperaturas, o uso de ar condicionado e ventiladores aceleram a evaporação das lágrimas. “Além do olho seco, o calor intenso também pode acarretar outras consequências para a saúde visual, como a conjuntivite alérgica, além do aumento do risco para o desenvolvimento de catarata,” esclarece.

A oftalmologista destaca ainda que a situação se agrava especialmente para quem passa longos períodos olhando para o computador.

Prevenção

Usar óculos de sol, manter a hidratação e usar bonés e chapéus são alguns meios de proteger os olhos da radiação UVA e UVB ao ar livre.

“Os óculos de sol ajudam a reduzir a evaporação da lágrima. Quanto à hidratação, é aconselhável utilizar lágrimas artificiais sem conservantes. O uso de bonés e chapéus também é essencial, pois funcionam como barreiras físicas de proteção para a pele e os olhos. E procure seu médico oftalmologista sempre que perceber qualquer desconforto ou problema visual”, explica Judith Azevedo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA