27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Brasileiros passam, em média, 9h32min à frente de displays

Oftalmologista aborda as causas e cuidados que adultos e crianças necessitam ter com a exposição à luz azul das telas

Por Kebim Tamanini

Você já parou para pensar em quantas horas por dia passa em frente ao computador ou celular? Segundo levantamento realizado pela Eletronic Hub, os brasileiros passam em média 9 horas e 32 minutos diariamente diante de displays. Essa constante exposição impacta diversos problemas de visão, que também são causados pela falta de cuidados ao usar os aparelhos eletrônicos no dia a dia, desde os mais comuns até os mais graves.

- Continua após a publicidade -

Num mundo cada vez mais conectado, a exposição constante a dispositivos eletrônicos tornou-se uma realidade inescapável. Entretanto, especialistas alertam para os potenciais riscos à saúde ocular decorrentes dessa exposição, especialmente devido à luz azul emitida por esses dispositivos.

A luz azul, presente em telas de aparelhos eletrônicos, possui comprimentos de onda mais curtos e maior energia. Essas características fazem com que essa luz penetre mais profundamente no olho do que outras formas de luz visível, levantando preocupações sobre seus impactos na visão e na saúde ocular.

O oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Dr. Lucas Emery, esclarece que, nos adultos, a exposição prolongada à luz azul está associada a uma série de sintomas, incluindo fadiga ocular, ressecamento dos olhos, visão embaçada, dores de cabeça e distúrbios do sono.

Entretanto, a situação é ainda mais preocupante quando se trata de crianças. “O desenvolvimento ocular nas crianças está em curso, e a exposição excessiva às telas pode aumentar a probabilidade de desenvolver e agravar casos de miopia, que, em alguns casos, podem ser irreversíveis”, ressalta Emery.

Diante desse cenário, é importante que pais, educadores e profissionais de saúde estejam cientes dos potenciais impactos da exposição prolongada à luz azul e adotem medidas preventivas.

Oftalmologista aborda as causas e cuidados que adultos e crianças necessitam ter com a exposição à luz azul das telas
Especialistas alertam os cuidados necessários com os olhos. Foto: Reprodução

Cuidados necessários com os olhos

Faça pausas regulares: Recomenda-se pausas de uma a duas horas para quem trabalha com telas, a fim de aliviar a sobrecarga nos músculos oculares causada pelo constante foco e refoco nas imagens e letras da tela.

Mantenha uma distância adequada: Evite ficar muito próximo às telas, mantendo uma distância de cerca de 50 centímetros.

Use colírios lubrificantes: Recomenda-se o uso de colírios lubrificantes para combater possíveis irritações oculares causadas pelo uso prolongado de telas.

Utilize óculos com grau atualizado: Garanta que seus óculos tenham o grau correto e estejam atualizados.

Realize consultas periódicas: Faça consultas regulares ao oftalmologista para avaliar a saúde dos olhos e identificar precocemente possíveis problemas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA